Questões de Engenharia de Telecomunicações da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações da Banca não informada

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma operadora de telefonia celular, que ope ra com a tecnologia IS-136, verificou aumento do nível de interferênc ia co-canal em seu sistema, devido à introdução de nova s estações de rádio-base (ERB). O sistema operava com fator de reúso igual a 7 e com células não-setorizadas. Na introdução dessas novas estações, não foi respeitado o fator de reúso original do sistema. Nessa situação, o aumento do nível de interferência acarreta, além da degradação da BER (bit error rate) do sinal dos usuários nas células afetadas, a diminuição da área efetivamente coberta por cada ERB, o que pode levar o sistema a um grau de serviço maior que o original. A divisão das células e a setorização são técnicas que podem ser utilizadas para se tentar resolver o problema.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma empresa projetou um sistema celular e determinou o tamanho das células pelas necessidades de tráfego e pelo tamanho da área a ser atendida pelo sistema. Após essa etapa, a empresa definiu os equipamentos transmissores em função da área de cobertura de cada c é lula e utilizou para o estudo da propagação unicamente o modelo de Okumura-Hata. Depois de implantar o sis tema, a empresa verificou problemas de degradação da BER, principalmente em determinadas regiões nas proximidades das bordas das células. A empresa constatou que o problema não decorria dos equipamentos do sistema. Nessa situação, a degradação da BER está relacionada, entre outros fatores, à existência de variabilidade do ambiente celular, que deve ser considerada no projeto do sistema para que s e defina corretamente a área coberta por uma ERB.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um sistema c e lular utiliza o padrão IS-136 e a empresa que opera esse sistema deseja substitui-lo por um sis tema GSM. Ao analisar o processo de substituição, a equipe de engenheiros verificou que, para cada canal GSM de 200 kHz de banda, que permite alocar até 8 usuários em modo TDMA, a empresa deveria retirar 7 canais IS-136 de 30 kHz cada, que permite alocar até trê s usuários em modo TDMA. Fazendo as contas, verificou-se que seriam re tirados 21 canais IS-136 e seriam colocados 8 canais GSM. Nessa s ituação, a partir da análise da equipe de engenheiros da empresa, é correto concluir que a tecnologia IS-136 permite capacidade de sistema muito maior que a obtida pela tecnologia GSM. Porém, esta, por disponibilizar canais de maior largura de banda, permite a oferta de determinados serviços de terceira geração que aquela não suporta.

Com relação a sistemas CDMA aplicados a sistemas móveis celulares, julgue os itens seguintes. Em sistemas CDMAone, o número máximo de usuários que pode compartilhar a mesma faixa de freqüência s depende, entre outros fatores, da taxa efetiva do sinal de informação em bps obtida na saída do codificador de fonte. Dessa forma, quanto menor essa taxa, maior o número de canais por faixa de freqüência alocada, mantidos os outros parâmetros do sistema inalterados.

Com relação a sistemas CDMA aplicados a sistemas móveis celulares, julgue os itens seguintes. Para que o sistema CDMA opere corretamente, é ne cessário o uso de códigos pseudo-aleatórios no espalhamento espectral do sinal de informação. Esses códigos permitem que os sinais enviados pelos diversos transmissores que operam no sistema tenham alta correlação cruzada, o que diminui a interferência entre eles e, por conseqüência, diminui a BER. Em sistema CDMAone, as seqüências ps eudo-aleatórias são geradas a partir de códigos de Walsh.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis