Questões de Engenharia de Telecomunicações

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações

As antenas omnidirecionais são comumente usadas em comunicações ponto-área, por não necessitarem de apontamento em um determinado plano. Um dos parâmetros típicos das antenas é a diretividade, que é uma medida comparativa em relação a um radiador isotrópico, podendo ser apresentada como grandeza adimensional ou em dBi. Em relação à diretividade máxima (Dmáx) das antenas omnidirecionais, verifica-se que

Os diferentes padrões do grupo IEEE 802.11 (a, b, g, n, ac e ax) apresentam diferenças em suas especificações para as redes Wi-Fi, particularmente em relação aos seus esquemas de modulação e codificação que, algumas vezes, são chamados de MCS (Modulation and Coding Scheme). A Figura abaixo ilustra uma medida feita, em analisador de espectro, de um sinal codificado e modulado, segundo o padrão IEEE 802.11b. Pode-se observar que a frequência central do canal é 2,412 GHz, com uma potência média em torno de -50 dBm.
Imagem associada para resolução da questão
Sabendo-se disso, em relação ao sinal medido no padrão IEEE 802.11b, verifica-se que é uma modulação/codificação do tipo

Deseja-se estabelecer um enlace Wi-Fi, na frequência de 2,4 GHz, entre duas localidades, afastadas por 800 m. Esse enlace irá atravessar uma região da cidade, cujo gabarito para os prédios permite uma altura máxima de 10 m. Sabe-se que, para um enlace ser considerado em visibilidade, é necessário que um determinado percentual de uma das zonas de Fresnel esteja livre de obstáculos. Para esse enlace, a Terra pode ser considerada plana.
Considerando-se que as antenas ficarão a mesma altura, qual deve ser a altura mínima, em m, para que esse enlace possa ser considerado em visibilidade?
Dado Raio da n-ésima Zona de Fresnel (rn): rn = ?n?d1d2/d, onde ? é o comprimento de onda, d é a distância do enlace e d1 e d2 são as distâncias do obstáculo para cada um dos transceptores do enlace.

Os switches com suporte a VLANs seguem um padrão IEEE 802.1, sendo que a configuração das portas do switch deve seguir o modo de operação da VLAN, conforme a seguir.
I - TRUNK (tagged) - cada quadro transmitido ou recebido por essa porta deve conter o número da VLAN a que pertence. Esse modo é usado, normalmente, em portas que interligam switches.
II - ACESS (untagged) - quadros que entram e saem pela porta não possuem informação sobre a VLAN a que pertencem. Usado, normalmente, para conectar computadores e servidores a switches.
Nesse contexto, qual é o padrão IEEE?

Entre os desafios de um administrador de redes está o conhecimento dos protocolos da arquitetura TCP/IP, de modo a bem gerenciar o funcionamento da rede sob sua responsabilidade.
Nesse sentido, o protocolo OSPF tem por característica

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis