Questões de Engenharia de Software da IDECAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Software da IDECAN

Em projetos de desenvolvimento de software uma das primeiras importantes decisões que se deve tomar é como gerenciar processos, atividades e tarefas que serão executados durante o ciclo de vida do projeto. O entendimento do funcionamento da interação entre a equipe de desenvolvimento e o cliente é fundamental para o sucesso do projeto. Para definir como devemos gerenciar todas essas questões, existem diversos modelos de clico de vida de software. Cada modelo possui especificidades e pode apresentar vantagens e desvantagens, a depender de características inerentes ao projeto. A respeito dos diferentes modelos de ciclo de vida de um software, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

I. O Modelo cascata tem como principal característica o fato das etapas serem executadas de forma sequencial. Isso demanda, obviamente, um grande planejamento como por exemplo, a definição completa de requisitos antes da implementação.
II. O Modelo Incremental é uma evolução do modelo Cascata. Aqui o projeto é quebrado em módulos. As etapas também são executadas sequencialmente mas focadas apenas no módulo em desenvolvimento no momento. Dessa forma o processo de planejamento se torna menos desafiador pois o cliente recebe os diversos módulos gradualmente.
III. No Modelo Espiral as fases do processo de desenvolvimento representam um volta completa na espiral. Trata-se de um modelo de grande aceitação por parte do cliente dada a sua simplicidade. Recomenda-se fortemente que seja aplicado somente em projetos de pequeno porte, uma vez que o modelo não contempla atividades relacionadas ao gerenciamento de riscos. 

Com o foco no cliente e na rápida entrega de valor, as metodologias ágeis se disseminaram rapidamente pois são uma forma de acelerar as entregas em projetos de software. Elas alcançam tal objetivo estimulando uma gestão de processos que garante rápida reação às mudanças que ocorrem com frequência neste tipo de projeto. Isso é feito com o fracionamento das entregas para o cliente em ciclos menores. À respeito de conceitos e práticas das metodologias ágeis, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

I. Em metodologias ágeis chamamos de sprint ociclo regular de tempo utilizado para a execução de atividades até que um novo planejamento seja realizado.
Il. O Extreme Programming (XP) prega diferentes práticas em desenvolvimento de software. Uma dessas práticas defende que a semana de trabalho não seja superior a 40 horas.
Ill. Em SCRUM o Product Backlog é a lista de tarefas que devemos realizar em um sprint.  

Ciências da Computação é ampla e composta por diversas áreas. Uma das maiores áreas de Ciências da Computação é a de Engenharia de Software. Isso ocorre porque a Engenharia de software cobre diversos aspectos relacionadas às diferentes etapas do ciclo de desenvolvimento de software. Marque a alternativa que indica um item que não faz parte das áreas compreendidas pela Engenharia de Software, de acordo com a versão 3 do Guide to the Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK).  

#Questão 1007904 - Engenharia de Software, UML, IDECAN, 2022, TJ-PI, Analista de Sistemas / Banco de Dados

Em UML os diagramas são usados para especificar e documentar aspectos de uma aplicação. Especificamente quando falamos de aspectos estáticos, os diagramas estruturais são os indicados para representar tais questões. Marque a alternativa que indica, corretamente, apenas nomes de diagramas estruturais da linguagem UML.  

#Questão 1007905 - Engenharia de Software, UML, IDECAN, 2022, TJ-PI, Analista de Sistemas / Banco de Dados

UML é considerada um padrão do Object Management Group (OMG) desde 2000. E resultado do trabalho de pessoas como Grady Booch, James Rumbaugh e lvar Jacobson que na década de 90 se uniram para tentar unificar práticas de modelagem. A respeito do que é a UML e dos diagramas que a compõem, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

|. Em UML os diagramas comportamentais possuem este nome pois representam os aspectos da aplicação que sofrem alterações, ou seja, aspectos dinâmicos.
Il. UML não é uma metodologia. Ela é uma linguagem reconhecida como poderosa para a comunicação em equipes de desenvolvimento de software. Detalha, através de diagramas, as estruturas e os comportamentos que fazem parte do negócio de uma aplicação.
Ill. São exemplos de digramas comportamentais: Diagrama de Interação, Diagrama de Atividades, Diagrama de Tempo e Diagrama de Implantação. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis