Questões sobre Orientação a Objetos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Orientação a Objetos

Com relação à linguagem de modelagem unificada (UML) e aos diagramas utilizados na análise orientada a objetos, julgue o item.


Segundo a UML, é na fase Elaboração, do processo unificado, que se pensa na visão do software e se avalia a tecnologia que é apresentada. 

Considere uma aplicação que deve traçar 4 (quatro) tipos diferentes de gráficos: gráficos de colunas, gráficos de pizza, histogramas e diagramas Kiviat. Idealmente, uma vez coletados os dados para um tipo particular de gráfico, o gráfico será traçado. Para conseguir isso em uma aplicação convencional, seria necessário desenvolver módulos de desenho para cada tipo de gráfico. Embora esta solução seja razoavelmente simples, seria complicado adicionar novos tipos de gráficos. Um novo módulo de desenho precisaria ser criado para cada tipo de gráfico, e a lógica de controle teria de ser atualizada para refletir o novo tipo de gráfico. Para resolver esse problema, em um sistema orientado a objetos, todos os gráficos se tornam subclasses de uma classe geral denominada GRAPH. Cada subclasse define uma operação DRAW. Um objeto pode enviar uma mensagem DRAW a qualquer um dos objetos instanciados a partir de qualquer uma das subclasses. O objeto que está recebendo a mensagem chamará sua própria operação DRAW para criar o gráfico apropriado. Quando um novo tipo de gráfico é acrescentado ao sistema, cria-se uma subclasse com sua própria operação DRAW, mas não são necessárias alterações em qualquer objeto que queira que um gráfico seja desenhado, pois a sua mensagem DRAW permanece inalterada. Resumindo, ______________________ permite que várias operações diferentes tenham o mesmo nome.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima. 

Considere as seguintes afirmações sobre orientação a objetos.

I - Classe é uma descrição generalizada de uma coleção de objetos similares. Por definição, objetos são instâncias de uma classe específica e herdam seus atributos e operações disponíveis para manipular os atributos.
II - Herança é um dos diferenciadores-chave entre sistemas convencionais e orientados a objetos. Uma superclasse Y herda todos os atributos e todas as operações associadas a sua subclasse X. Isso significa que todas as estruturas de dados e todos os algoritmos originalmente desenhados e implementados para X ficam imediatamente disponíveis para Y – nenhum trabalho adicional precisa ser feito.
III- As classes devem interagir umas com as outras através de mensagens para atingir os objetivos do projeto. Uma mensagem estimula a ocorrência de algum comportamento no objeto receptor. O comportamento ocorre quando uma operação é executada.

Quais estão corretas?

Se o programa necessita atribuir um valor a alguma variável de instância, deve chamar uma função membro que recebe o valor como argumento e faz a alteração. Não podemos acessar variáveis de instância diretamente. Dessa forma, os campos de dados estarão escondidos, o que previne alterações acidentais. A essa característica da orientação a objetos dá-se o nome de:

#Questão 1009283 - Engenharia de Software, Orientação a Objetos, UFV, 2022, UFV-MG, Analista de Tecnologia da Informação

Considere as afirmativas a seguir com relação à orientação a objetos:
I. Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo são pilares do paradigma de orientação a objetos.
II. Classe abstrata é uma classe que não é instanciada; apenas fornece um modelo para geração de outras classes.
III. Generalização é a técnica utilizada para esconder detalhes internos (atributos/métodos) de uma classe.
IV. Herança múltipla ocorre quando mais de um método é herdado.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis