Questões de Engenharia de Software do ano 2023

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Listagem de Questões de Engenharia de Software do ano 2023

#Questão 921098 - Engenharia de Software, Teste de Software, IDECAN, 2023, SEFAZ-RR, Técnico em Infraestrutura de Tecnologia da Informação

Trata-se de uma técnica utilizada para se projetarem casos de testes na qual o programa ou sistema é considerado uma caixa preta e, para testá-lo, são fornecidas entras e avaliadas as saídas para verificar se estão em conformidades com os objetivos especificados. Nesta técnica os detalhes de implementação não são considerados e o software é avaliado segundo o ponto de vista do usuário. A descrição anterior define: 

#Questão 921150 - Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Gestão de Projetos de TI

O design thinking usado como uma abordagem sistemática e colaborativa para identificar e resolver problemas de forma criativa inclui duas fases principais: identificar problemas e resolver problemas. Ambas as fases são críticas, mas na prática a maioria das pessoas e equipes de projeto dentro das empresas estão mais inclinadas a focar na última. (Luchs, M. G.; Swa, K. S.; Griffin, A. Design Thinking: new product development Essentials from the PDMA. Ed. Wiley, 2015. P. 23.)
Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No princípio interdisciplinar e colaborativo são usadas equipes com uma ampla variedade de formações e treinamentos, e com membros abertos às diferentes perspectivas e habilidades de uma equipe diversificada. Embora a participação na equipe deva ser relativamente consistente ao longo do projeto, pode ser sensato incluir, ocasionalmente, participantes externos à organização – como clientes, fornecedores e outros especialistas no assunto – para determinados modos ou atividades.
( ) As personas permitem que os designers se relacionem e criem empatia com os usuários, além de incentivá-los a ver os problemas do produto da perspectiva do usuário. Personas são criadas no início do processo de design. Como representações de usuários, as personas definem tanto o usuário-alvo quanto o problema para uma equipe de design. Pequenas iterações podem ser feitas para personas, mas grandes revisões redefinem o design para o início.
( ) Em um processo de desenvolvimento de produtos de design thinking, as histórias permitem que os conceitos sejam visualizados e experimentados antes de serem projetados e desenvolvidos. Inicialmente, a equipe de desenvolvimento constrói as histórias e depois as compartilha com as outras partes interessadas no processo de desenvolvimento do produto. As partes interessadas podem incluir usuários finais e parceiros em potencial.
A sequência está correta em

#Questão 921151 - Engenharia de Software, Teste de Software, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Gestão de Projetos de TI

O Teste de software é parte de um processo mais amplo de Validação e Verificação (V&V). As atividades de V, V & T compõem atividades caracterizadas como estáticas e dinâmicas, cujo objetivo é avaliar os diferentes artefatos dos sistemas de software na busca de identificação de erros. (SOMMERVILLE I. Engenharia de Software; 10ªed. Porto São Paulo: Pearson, 2019. Adaptado.)
Considerando conceitos, técnicas e ferramentas de VV&T aplicados em sistemas tradicionais, assim como aqueles aplicados em ambiente ágil, analise as afirmativas a seguir.
I. Os processos de verificação e validação estão preocupados em conferir se o software que está sendo desenvolvido cumpre sua especificação e fornece a funcionalidade esperada pelos clientes. Esse processo inicia-se logo que os requisitos de software são identificados e permanecem por todos os estágios do ciclo de vida do sistema.
II. O teste de caminho básico é uma técnica de caixa-preta que permite que o projetista de casos de teste derive uma medida da complexidade lógica de um projeto procedimental e a use como guia para definir um conjunto-base de caminhos para a realização do teste.
III. A Análise do Valor Limite (AVL) é uma técnica de projeto de casos de teste que complementa o particionamento de equivalência. Em vez de selecionar qualquer elemento de uma classe de equivalência, a AVL conduz à seleção de casos de teste nas “bordas” da classe. Em vez de focalizar somente nas condições de entradas, obtém casos de teste também a partir do domínio de saída.
IV. O teste de cenário é uma abordagem importante no ambiente ágil para testar histórias. O teste combina a compreensão do testador sobre o sistema, juntamente com o pensamento crítico, para definir “testes” experimentais e focados, que podem ser executados em curtos períodos de tempo e, em seguida, retroalimentados no processo de planejamento do teste.
Está correto o que se afirma apenas em 

#Questão 921152 - Engenharia de Software, Gestão de Projetos em Engenharia de Software, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Gestão de Projetos de TI

A área de conhecimento é uma área identificada de gerenciamento de projetos definida por seus requisitos de conhecimento e descrita em termos dos processos que a compõem, tais como práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. No grupo de processo de planejamento, o gerenciamento dos custos inclui os processos usados em planejamento, estimativa, orçamento, financiamento, gerenciamento e controle dos custos, para que o projeto possa ser realizado dentro do orçamento aprovado. (Project Management Institute; Project Management Body of Knowledge Guide (PMBok Guide). 6ª Edição. USA: Project Management Institute, 2017. P. 23. P. 231. Adaptado.)
Sobre o gerenciamento dos custos do projeto, assinale a afirmativa correta.

#Questão 921153 - Engenharia de Software, Prototipação, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Gestão de Projetos de TI

Um protótipo é uma manifestação de um design que permite que as partes interessadas interajam com ele e explorem sua adequação. É limitado porque um protótipo geralmente enfatiza um conjunto específico de características do produto ou serviço. Um protótipo pode ser de baixa, meia ou de alta fidelidade. (Sharp, H.; Rogers, Y.; Preece, J.; Interaction Design: beyond humancomputer interaction. John Wiley & Sons, Inc., 5 ed, 2019. P. 421.)
Em relação à prototipação, assinale a afirmativa INCORRETA.

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