Questões de Engenharia de Software do ano 2023

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Listagem de Questões de Engenharia de Software do ano 2023

#Questão 919928 - Engenharia de Software, UML, FEPESE, 2023, CIDASC, Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação - S1

Analise as afirmativas abaixo, sobre o diagrama de atividades, no contexto da UML 2.0.
1. Uma atividade e uma ação são sinônimos e representam passos na direção de completar um dado processo 2. Prevê a modelagem de decisões, cujo símbolo é um losango. 3. Prevê múltiplos atores, que são dispostos na horizontal, separados por raias horizontais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A engenharia de software é uma área da engenharia e da computação voltada à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando a organização, produtividade e qualidade. É uma tecnologia em camadas, representada na figura abaixo, fundamentada em um comprometimento organizacional com a qualidade. 
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As camadas ALFA, BETA e GAMA são descritas a seguir:
I. ALFA – fornece suporte automatizado ou semiautomatizado para BETA e GAMA. Quando integrada, é estabelecido um sistema para o suporte ao desenvolvimento de software, denominado engenharia de software com o auxílio do computador. II. BETA – fornece as informações técnicas para desenvolver software, envolvendo uma série de tarefas, que inclui comunicação, análise de requisitos, modelagem de projeto, construção de programa, testes e suporte. III. GAMA – fornece a liga que mantém as camadas de tecnologia coesas e que possibilita o desenvolvimento de software de forma racional e dentro do prazo, constituindo a base para o controle do gerenciamento de projetos de software e estabelecendo o contexto no qual são aplicados métodos técnicos, sendo gerados os modelos, documentos, dados, relatórios e formulários.
As camadas ALFA, BETA e GAMA são conhecidas, respectivamente, como

No que diz respeito à orientação a objetos, um princípio é definido como aquele em que as classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas. É um mecanismo por meio do qual selecionam-se as funcionalidades utilizadas de forma dinâmica por um programa no decorrer de sua execução. Esse princípio é conhecido por 

#Questão 920071 - Engenharia de Software, Teste de Software, UFU-MG, 2023, UFU-MG, 2023 - UFU-MG - Analista de Tecnologia da Informação - Área 1 - Desenvolvimento de Sites, Aplicações e Sistemas

O desenvolvimento de software envolve um conjunto de atividades de produção que estão sujeitas a falhas humanas. Para se reduzir o risco de entrega de um produto de software com falhas ou defeitos, é necessário que o processo de desenvolvimento de software seja acompanhado por uma atividade de garantia de qualidade. Na garantia de qualidade, um elemento crítico é a atividade de teste de software, destinada a descobrir os erros, falhas ou defeitos do software antes do seu uso, bem como mostrar que os requisitos do produto de software foram cumpridos e que ele faz o que é proposto a fazer. Considerando as abordagens e técnicas empregadas no teste de software analise as asserções a seguir.


I. Uma das abordagens do teste de software concentra-se nos requisitos funcionais do software, que procuram derivar conjuntos de condições de entrada, que permitam avaliar todos os requisitos funcionais do software. Os métodos empregados nessa abordagem procuram identificar funções incorretas ou ausentes, erros de interfaces, erros nas estruturas de dados ou no acesso a bancos de dados externos, erros de desempenho e erros de inicialização e término.


II. Uma técnica empregada para avaliação dos requisitos funcionais é o Teste de Caminho Básico, o qual possibilita o exame de detalhes procedimentais do projeto por meio da definição de um conjunto básico de caminhos de execução. A partir deste conjunto básico, são derivados casos de testes, garantindo executar cada instrução do programa pelo menos uma vez durante a atividade de teste.


III. O particionamento de equivalência é uma técnica que se concentra em testes de estruturas de controle. Essa técnica divide o domínio de entrada de um programa em classes de dados, a partir das quais os casos de testes são derivados. Ela baseia-se numa avaliação de classes de equivalência para uma condição de entrada, sendo que uma classe representa um conjunto de estados válidos e inválidos para as condições de entrada.


IV. A complexidade ciclomática é uma métrica de software que proporciona uma medida quantitativa da complexidade lógica de um programa. Essa métrica pode ser utilizada em algumas abordagens de testes de software, como no método de teste de caminho básico, onde o valor computado pode definir um limite máximo para o número de testes que deve ser realizado para garantir que todas as instruções sejam executadas ao menos uma vez.


São corretas apenas as asserções 

#Questão 920072 - Engenharia de Software, Metodologia de desenvolvimento de software, UFU-MG, 2023, UFU-MG, 2023 - UFU-MG - Analista de Tecnologia da Informação - Área 1 - Desenvolvimento de Sites, Aplicações e Sistemas

Metodologias de desenvolvimento de software chamadas de ágeis são baseadas em desenvolvimento iterativo, no qual requisitos e soluções evoluem pela colaboração entre equipes auto-organizadas e cross-funcional (pessoas com diferentes expertises). Essas metodologias encorajam frequente inspeção e adaptação, alinhamento entre o desenvolvimento e os objetivos dos clientes e um conjunto de boas práticas que permita entregas rápidas e de qualidade. Considerando as metodologias ágeis de desenvolvimento de software, assinale a alternativa INCORRETA.

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