Questões de Engenharia de Petróleo da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Petróleo da FGV

#Questão 1009370 - Engenharia de Petróleo, Análises Ambientais, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

A logística da movimentação de petróleo, seus derivados e biocombustíves depende da infraestrutura de transferência e de transporte disponível no território nacional, composta pelos oleodutos e terminais de combustíveis líquidos.
Com relação ao transporte de petróleo, seus derivados e biocombustíves, associe a atividade econômica ao agente regulado responsável pelo transporte.
I. Transporte de materiais fluidos, como petróleo e derivados, gás natural e etanol que se dá por pressão ou arraste por meio de um elemento transportador.
II. Recebimento, expedição e armazenamento de petróleo e seus derivados e de biocombustíveis para terceiros.
III. Transporte a granel de petróleo e seus derivados e de biocombustíveis por meio aquaviário.
(  )  Operador de Terminal.
(  )  Empresas Brasileiras de Navegação ou Empresas reguladas no âmbito estadual.
(  ) Transportador Dutoviário.
Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.

#Questão 1009371 - Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

O Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR) é a empresa que adquire grande quantidade de combustível a granel para depois vende-lo a retalhos.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O TRR é responsável pelo armazenamento e pelo transporte, mas não é responsável pelo controle de qualidade do combustível comercializado.
( ) Não é permitido ao TRR comercializar GLP, gasolinas automotivas, álcool etílico combustível para fins automotivos, biodiesel, mistura biodiesel, combustíveis de aviação e gás natural veicular, comprimido e liquefeito.
( ) A atividade de TRR somente poderá ser exercida por empresa constituída sob as leis brasileiras, sem necessidade de autorização da ANP.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 1009372 - Engenharia de Petróleo, , FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

“O Brasil produz 3 milhões de barris de petróleo por dia e consome 2,5 milhões. Mesmo assim, importa 300 mil barris por dia. Se produzimos mais do que gastamos, por que não somos autossuficientes?”
Em relação à capacidade de refino no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. As refinarias mais importantes foram construídas nos anos 1970. Na época, o país ainda não tinha produção substancial de petróleo e, portanto, importava o produto.
II. Há diferentes tipos de óleo e as refinarias brasileiras foram construídas com a capacidade de processar óleo importado, que é mais leve, e não óleo próprio, que é mais pesado.
III. O Brasil importa apenas óleo cru, adequado para o processamento nas refinarias brasileiras e, assim, consegue abastecer o mercado interno com os derivados como a gasolina e o óleo diesel.
É correto o que se afirma em

#Questão 1009374 - Engenharia de Petróleo, , FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

Atenção! Os tipos de processos de refino em uma refinaria podem ser classificados em: separação, conversão, tratamento e auxiliar. Com base nos fundamentos desses processos e nas principais unidades de refino de petróleo das refinarias nacionais, responda a questão seguinte. 



O processo de craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC) emprega uma carga que, em contato com catalisadores em altas temperaturas, sofre ruptura das cadeias moleculares (cracking), resultando em uma mistura de hidrocarbonetos que são posteriormente fracionados. Esse processo torna a refinaria mais flexível em relação à sua carga de alimentação, possibilitando uma melhor adaptação a óleos crus mais pesados.

A carga típica do processo de FCC é a(o) 

#Questão 1009375 - Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

Atenção! Os tipos de processos de refino em uma refinaria podem ser classificados em: separação, conversão, tratamento e auxiliar. Com base nos fundamentos desses processos e nas principais unidades de refino de petróleo das refinarias nacionais, responda a questão seguinte. 



Relacione os processos de refino, listados a seguir, aos respectivos produtos.
I. Alquilação II. Destilação à vácuo III. Extração de aromáticos IV. Reforma catalítica
( ) Lubrificantes. ( ) Nafta, gás de refinaria, GLP, iso-butano e n-butano. ( ) Gasolina de alta octanagem. ( ) Gasóleo leve, gasóleo pesado e resíduo de fundo.
Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis