Questões de Engenharia de Petróleo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Petróleo

#Questão 1009379 - Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

O consumo de GLP no Brasil é majoritariamente residencial, embora sua aplicação em segmentos comerciais e industriais também seja frequente.
O surgimento da pandemia do Covid-19 não afetou a demanda por GLP, pelo contrário, em 2020 houve aumento de 3% em comparação com o ano anterior no volume de vendas em comparação com o ano anterior,
Com relação ao mercado de GLP, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um fator crucial no mercado de GLP é o preço, uma vez que impacta diretamente o orçamento das famílias e pressiona a inflação em momentos de alta.
( ) O governo federal zerou, em 2021, os impostos que incidiam sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso residencial. Em relação ao GLP, ou gás de cozinha, a medida é permanente.
( ) Todo o GLP consumido no Brasil é importado, o que causa flutuações no preço, porque está sujeito às variações da economia dos países exportadores para o Brasil.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 1009382 - Engenharia de Petróleo, Análises Ambientais, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

No Brasil, o preço do combustível, quando chega ao consumidor, final tem 4 componentes: o preço de realização do combustível derivado do petróleo, o custo do biocombustível, as margens brutas de distribuição e revenda e os tributos federais e estaduais.
Com relação à formação dos preços finais de combustíveis derivados do petróleo no Brasil, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1009380 - Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

O esquema a seguir representa o arranjo institucional do sistema regulatório de exploração e produção de petróleo no Brasil, segundo Tolmasquin e Pinto Jr. (2011).
Imagem associada para resolução da questão


Associe a Instituição às suas atribuições no sistema regulatório de exploração e produção de petróleo no Brasil.
I. MME – Ministério de Minas e Energia II. CNPE – Conselho Nacional de Política Energética III. ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis IV. EPE – Empresa de Pesquisa Energética. V. PPSA – Pré-Sal Petróleo S.A.
( ) presta serviços ao MME por meio de estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustiveis.
( ) formula e assegura a execução de Políticas Públicas para a gestão sustentável dos recursos energéticos e minerais.
( ) assessora o Presidente da República sobre políticas nacionais e diretrizes específicas de energia que deverão ser detalhadas pelo MME.
( ) implementa políticas energéticas, promovendo a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis.
( ) é responsável pela gestão dos contratos de partilha de produção, gestão da comercialização de petróleo e gás natural e pela representação da União nos Acordos de Individualização da Produção (AIP).
Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.

#Questão 1009384 - Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

Os royalties são uma compensação financeira devida à União, aos Estados, ao DF e aos Municípios beneficiários pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro: uma remuneração à sociedade pela exploração desses recursos não renováveis.
Em relação aos royalties, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1009381 - Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

De acordo com o Plano Decenal de Energia 2030 (PDE 2030), apesar da redução de participação, os derivados de petróleo, num contexto de movimento para a transição energética, processo de mudança da matriz energética em direção às fontes de energias renováveis e energias de baixo teor de carbono, ainda se manterão com alta importância no final do período em análise.
Com relação às projeções da participação de derivados de petróleo na matriz energética, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A perenidade do modal rodoviário garante ao óleo diesel mineral a manutenção de importância entre os derivados de petróleo e se mantém como a principal fonte utilizada para o transporte de cargas pesadas no país, apesar de seu consumo potencial ter se reduzido com o aumento da participação do biodiesel no óleo diesel comercializado.
( ) O consumo de nafta se manterá estável na participação relacionada ao seu uso como matéria-prima petroquímica.
( ) O forte impacto em 2020 devido às restrições de deslocamento impostas pelo Covid-19, diminuirá a demanda de querosene de aviação.
( ) Embora a pandemia de Covid-19 tenha acelerado a adoção do trabalho remoto, a atividade total do transporte de passageiros deve aumentar entre 2019 e 2030, em consequência da demanda da sociedade por mobilidade, acompanhando o aumento do PIB per capita e a redução do desemprego.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis