Questões de Engenharia de Petróleo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Petróleo

#Questão 1009343 - Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Exploração e Produção

No processo de produção de petróleo, em poços que tenham diferentes pressões de fluxo, pode ser necessária a utilização de vários estágios de separação.
Sobre os problemas operacionais nos separadores, assinale a opção que indica o nome daquele que se dá quando o nível de líquido está muito alto ou muito baixo.

#Questão 1009344 - Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Exploração e Produção

As plataformas podem ser de perfuração, de produção ou ter as duas funções. Em cada área são analisadas as condições para determinação do tipo de plataforma mais adequada. No Brasil, segundo dados mais recentes da ANP, existem 146 unidades de produção aprovadas para operar em águas marítimas, sendo a maioria do tipo fixa. A unidade a ser utilizada para a produção depende, entre outros parâmetros, da estimativa de óleo ou gás a ser produzido, da lâmina d’água e dos dados meteoceanográficos.
Sobre as características do sistema de produção FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading Vessel) avalie os itens a seguir e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.
(  ) Tem o formato de um navio. (  ) Controla a produção dos poços. (  ) Mostra facilidades de produção e processamento. (  )  Apresenta facilidades de perfuração. ( ) Possui tanques de estocagem de óleo.
Os itens são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 1009345 - Engenharia de Petróleo, Mecânica na Engenharia de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Exploração e Produção

A existência de dois ou mais fluidos em reservatórios de hidrocarbonetos torna necessário o conhecimento de termos como pressão capilar, permeabilidade relativa e molhabilidade. Ao lidar com sistema multifásico, é necessário considerar os efeitos das forças atuante nas interfaces quando dois ou mais fluidos imiscíveis estão em contato. A tensão interfacial é a força por unidade de comprimento necessária para criar uma superfície, e é expressa em dinos por centímetro.
Considerando os conceitos supracitados, analise as afirmativas a seguir.
I. Molhabilidade de um fluido é a relação entre a permeabilidade efetiva e a viscosidade.
II. A molhabilidade deve ser conhecida pois é fator importante que pode afetar a localização e saturação de água irredutível, mecanismo de deslocamento dentro do reservatório, distribuição dos fluidos na jazida, valor e localização do óleo residual.
III. Pressão capilar é a diferença de pressão da fase não molhante e a fase molhante.
IV. A altura em que se encontra um fluido no meio poroso acima do nível de água conata é proporcional a tensão interfacial e inversamente proporcional ao raio do meio e à diferença de densidade entre fluidos.
Está correto o que se afirma em 

#Questão 1009346 - Engenharia de Petróleo, Mecânica na Engenharia de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Exploração e Produção

O diagrama de fases é um gráfico de pressão versus temperatura que apresenta as condições sob as quais as várias fases das substâncias estarão presente no sistema de produção. Em função das diferentes condições de temperatura e pressão existem os reservatórios de óleo, gás e destas duas fases em equilíbrio. 
Imagem associada para resolução da questão

Sendo assim, assinale a opção que indica a correlação correta entre as letras do diagrama de fases e as opções a seguir é:

#Questão 1009347 - Engenharia de Petróleo, Mecânica na Engenharia de Petróleo, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Exploração e Produção

Para que os fluidos do reservatório sejam produzidos é preciso energia, resultante de circunstâncias e situações geológicas ocorridas.
Relacione as descrições de reservatório a seguir ao respectivo mecanismo de produção.
I. Reservatório com pressão que decresce devagar e continuamente, com razão gás-óleo inicialmente constante e com posterior aumento contínuo após certa produção de gás e com fator de recuperação entre 20 e 30% do óleo originalmente existente na formação;
II. Pressão do reservatório se mantém elevada por mais tempo com a razão gás-óleo se mantendo próxima à razão de solubilidade original da mistura do reservatório. Fatores de recuperação altos, podendo chegar a 75% do óleo originalmente existente.
III. Reservatório com pressão que decresce rápido, principalmente no início da vida produtiva, e contínuo. Necessária aplicação de método de elevação artificial de início, devido à baixa produção, com fator de recuperação de 5% a 20%. Gás começa a fluir muito cedo na vida produtiva do reservatório.
IV. Reservatório que atua com mais de um mecanismo de produção e que a vazão de produção favorece o tempo de segregação da mistura existente no reservatório devido ao efeito da gravidade.
V. Reservatório que, após algum tempo de vida produtiva, ultrapassou a pressão de saturação e produz através de mais de um mecanismo.
( ) Gás em solução ( ) Capa de gás ( ) Influxo de água ( ) Combinado ( ) Segregação gravitacional
Assinale a opção que indica a correlação correta, na ordem apresentada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis