Questões de Engenharia de Pesca do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Pesca do ano 2007

A piramutaba, o camarão rosa, o pargo e a lagosta são considerados recursos pesqueiros de elevada importância na economia pesqueira do litoral norte, especialmente do setor industrial da pesca paraense. Acerca desses recursos pesqueiros, julgue os seguintes itens. Na costa norte do Brasil, mais especificamente no litoral paraense, a pesca de lagosta só teve inicio a partir do ano 2000. A captura só é permitida com uso de covos ou manzuás e, por ser uma atividade recente na região, não há restrições à pesca durante o período de defeso, o que só é aplicado para o litoral nordeste brasileiro.

A piramutaba, o camarão rosa, o pargo e a lagosta são considerados recursos pesqueiros de elevada importância na economia pesqueira do litoral norte, especialmente do setor industrial da pesca paraense. Acerca desses recursos pesqueiros, julgue os seguintes itens. Na pesca do pargo no litoral norte, assim como ocorre no litoral nordeste, as restrições legais destinam-se exclusivamente à limitação do esforço de pesca e ao tamanho mínimo de captura.

A piramutaba, o camarão rosa, o pargo e a lagosta são considerados recursos pesqueiros de elevada importância na economia pesqueira do litoral norte, especialmente do setor industrial da pesca paraense. Acerca desses recursos pesqueiros, julgue os seguintes itens. A piramutaba, de considerável participação nas pescarias paraenses, tem características altamente migradoras, coexistindo no estuário e ao longo de toda a calha e tributários do rio Amazonas.

Acerca das técnicas de processamento e conservação de pescados, julgue os itens seguintes. A liofilização, às vezes utilizada na conservação de produtos pesqueiros, é uma técnica de conservação relacionada à variação brusca e elevada de temperatura, mantendo-se o teor original de umidade do produto.

Um aqüicultor recebeu do governo federal autorização para implantar um projeto de cultivo de tilápias em tanques-rede ou gaiolas, em uma área de dois hectares, no açude Castanhão, no Ceará, considerado excelente para se desenvolver essa atividade. O aqüicultor pretende colocar, nessa área, 400 tanques-rede de 4 m3 cada. Seu objetivo é que cada tanque produza, a cada período de 4 meses, 500 kg de tilápias, cada uma pesando 700 g. Para isso, cada m3 de tanque será povoado com 200 alevinos de 50 g cada um, já prevista a mortalidade durante o processo de engorda. Os peixes receberão uma ração extrusada com 42% de proteína bruta, na base de 3% do peso vivo da biomassa por dia. As tilápias a serem utilizadas serão da variedade conhecida como chitralada ou tailandesa.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Nas condições propostas, é correto afirmar que o número de tanques-rede por hectare é muito elevado, podendo vir a causar eutroficação da água no local, o que comprometeria o sucesso do cultivo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis