Questões de Engenharia Civil da FEMPERJ

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A pavimentação de uma via requer uma estrutura em diversas camadas, de forma que as cargas dos veículos sejam adequadamente resistidas. Concreto asfáltico, areia-asfalto, macadame asfáltico e tratamento superficial são alternativas para a construção da camada denominada de:

É frequentemente necessária a passagem de um veículo ferroviário de uma linha para outra. Para tanto, são empregados aparelhos de mudança de via. Dentre esses aparelhos, aqueles destinados a promover a transferência de veículos entre linhas diversas, paralelas entre si e perpendiculares ao eixo do aparelho, são chamados:

Os pavimentos das estradas podem ser classificados em flexíveis ou rígidos, de acordo com o tipo de revestimento empregado. Um exemplo de pavimento rígido é o que possui revestimento de:

Durante os estudos para o dimensionamento de um pavimento rígido para o projeto de uma estrada, realizouse um ensaio “in loco” aplicando uma força de 2tf sobre uma placa circular de diâmetro 20cm. Se o recalque verificado foi de 0,40cm, o coeficiente de recalque do solo, em (tf/m2)/cm, vale:

Sabendo-se que o raio R vale 80m, o desenvolvimento total D da curva, em metros, é de:

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