Questões de Engenharia Civil da CESPE / CEBRASPE

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A tubulação A-B’-C’-D’-E funciona como um sifão e, por isso, não precisa de escorva prévia para garantir o escoamento.

Na análise estrutural de um projeto, deve-se considerar a influência de todas as ações que possam produzir efeitos significativos para a estrutura, levando-se em conta o estado-limite último e o de serviço. Considerando a classificação das ações relativas a projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, assinale a opção que apresenta um exemplo de ação permanente indireta.

Em uma obra da construção civil, para vencer um desnível de 6 m, será construída uma rampa. O projetista apresentou ao fiscal do contrato o projeto de rampa mostrado na figura precedente. Sabendo que a inclinação transversal será de 2%, o fiscal fez as seguintes observações ao projetista.

I A rampa atende a inclinação admissível em cada segmento, dados os desníveis máximos observados.

II As dimensões dos patamares no início e no término do segmento são adequadas.

III Como há paredes laterais, não será necessária a instalação de corrimão de duas alturas.

IV A inclinação transversal da rampa está compatível com o estabelecido na norma.

Nessa situação, estão certas apenas as observações constantes dos itens

Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento independentes uma da outra. A superestrutura de cada pista é formada por 3 vigas pré-moldadas em forma de I, de concreto protendido, sendo duas vigas para suporte direto à pista de rolamento e a terceira, com altura menor, para suporte do passeio lateral. As vigas estão apoiadas em consolos curtos localizados no bordo inferior das travessas de apoio no topo dos pilares. A sustentação das vigas é feita por aparelhos de apoio de neoprene fretado. Os pilares, um para cada via, possuem seção retangular vazada com dimensões externas de 2,0 m × 1,50 m. Antes da inauguração da obra, uma vistoria constatou fissuras nas travessas de apoio no topo dos pilares, na ligação dos consolos com a alma das travessas, prolongando-se para baixo dos consolos, conforme esquematizado na figura a seguir.

Considerando-se que os danos tenham ficado restritos à mesoestrutura do viaduto, não havendo nenhuma anomalia na superestrutura, as fissuras observadas foram possivelmente causadas por

Uma empresa, contratada pela administração pública para construir uma edificação, deparou-se com problemas relacionados à altura do lençol freático — informação que já constava do boletim de sondagem do projeto básico. Como esses problemas estavam causando atrasos significativos na fase de execução do subsolo e, por conseguinte, no cronograma de execução da obra, a empresa contratada solicitou um aditivo contratual de reequilíbrio econômico-financeiro bem como a prorrogação do prazo de execução para compensar o prejuízo causado pelo problema em questão.

Nessa situação, considerando que os prejuízos e os atrasos previstos no projeto básico estejam corretamente calculados, caberá à fiscalização, ao analisar as solicitações,

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