Questões sobre Resistência dos Materiais e Análise Estrutural

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Em projetos de estruturas de concreto, a armadura de pele em cada face da alma da viga é composta por barras de alta aderência com espaçamento não maior que 20 cm e é dispensada para vigas com altura igual ou inferior a

Nas ligações de estruturas de aço sujeitas à corrosão atmosférica, o espaçamento máximo entre parafusos que ligam uma chapa de aço a um perfil de aço, em contato contínuo, em elementos não sujeitos a corrosão, pintados ou não, não pode exceder a espessura da parte ligada menos espessa em

Acerca da resistência dos materiais e ensaios, julgue os itens subsecutivos.

O número de ciclos de carregamentos, que determina a vida útil de um elemento sob fadiga, pode ser obtido experimentalmente para qualquer nível de tensão máxima, dado importante para a construção do diagrama tensão versus número de ciclos.

 

A figura acima representa uma ponte de madeira de peso M, de mesma seção reta em toda sua extensão, biapoiada nas extremidades P1 e P2, sendo P1 um apoio de 2.º gênero e P2 um apoio de 1.º gênero. Um carro de peso F se desloca sobre a ponte no sentido mostrado na figura. Em relação a essa situação, julgue os itens a seguir.

A ponte, sem o carro sobre ela, teria seu momento fletor máximo no ponto central.

Antes de liberar a execução da concretagem de vigas e lajes de determinada obra de edificação, foi realizada vistoria nas ferragens quando se observou: presença de resíduos de pó de serra nas cabeças dos pilares já concretados; eletroduto de 50 mm de diâmetro dentro de uma viga biapoiada, no sentido longitudinal, ocupando a parte superior da seção reta; viga em balanço, composta de barras de aço de mesmo diâmetro, com barras longitudinais em maior quantidade na parte inferior da seção reta da viga; concreto preparado no dia anterior, mantido hidratado e em agitação na betoneira, para ser aproveitado na nova concretagem. Considerando essa situação, julgue os itens subsecutivos.

A colocação do eletroduto na seção superior da viga não interfere no seu comportamento estrutural, pois ele ocupa área de tração acima da linha neutra da seção reta e o esforço é compensado pelas barras de aço.

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