Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

Em obras de arte especiais, barreiras de concreto são dispositivos rígidos, de concreto armado, de proteção lateral de veículos. Com relação à finalidade e concepção desse tipo de obra de arte, julgue os itens seguintes.

As barreiras de concreto devem ser dimensionas de forma a impedir a queda do veículo desgovernado, absorver o choque lateral e propiciar sua recondução à faixa de tráfego.

A implantação de uma rodovia gera diversos impactos ambientais negativos nas fases de planejamento, construção, operação e manutenção, mas os diretos e mais significativos estão relacionados com a construção propriamente dita. No funcionamento de equipamentos de construção e detonações ocorre a produção de pó e ruído. A respeito das medidas mitigadoras desses impactos, julgue os próximos itens.

Uma medida adequada refere-se à substituição do maquinário tradicional, cuja propulsão é feita geralmente por motores a dísel, por veículos do tipo elétrico, mais silenciosos.

No trabalho de conservação e manutenção de rodovias, a definição de opções apropriadas de restauração é feita com base na avaliação funcional e na avaliação estrutural do pavimento. Em referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na avaliação funcional, verifica-se a condição da superfície do pavimento, por meio do levantamento e da análise de defeitos superficiais, e da condição de irregularidade longitudinal.

O ensaio para a determinação de deflexões em pavimentos rodoviários com a aplicação da viga Benkelman é usado para determinar a capacidade estrutural do pavimento. Acerca desse método, julgue o item que se segue.

Os pontos do pavimento onde se medem as deflexões devem ser convenientemente marcados e localizados a uma distância prefixada da borda do revestimento. Além disso, a ponta de prova da viga Benkelman deve localizar-se entre os pneus da roda dupla, coincidindo com o ponto selecionado.

Os impactos ambientais cadastrados ao longo do segmento da rodovia compreendem o seu passivo ambiental, ou seja, o conjunto das degradações constituídas por externalidades geradas a partir da implantação da rodovia e de atividades antrópicas danosas ao corpo da rodovia e seu entorno. Acerca dos impactos ambientais decorrentes da implantação de uma rodovia, julgue os próximos itens.

Os impactos socioeconômicos incluem os conflitos de uso e ocupação do solo; as alterações nas atividades econômicas das regiões por onde a rodovia passa; as mudanças nas condições de emprego e qualidade de vida para as populações; o aumento de ruído, de vibrações, de emissões atmosféricas, que podem ter efeitos sobre a saúde humana; as desapropriações; os riscos aos patrimônios cultural, histórico e arqueológico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis