Questões de Engenharia Civil do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2023

Vertedores de emergência consistem em uma saída adicional em uma cota mais alta que todas as outras saídas, para que a água verta apenas quando o nível do reservatório tenha se elevado acima do previsto para a precipitação do projeto. São utilizados como recurso de segurança para prevenir transbordamentos em bacias de detenção, conforme ilustra a imagem a seguir: 
Imagem associada para resolução da questão



Sobre o vertedor de emergência, assinale a afirmativa INCORRETA.

Inundações nada mais são do que casos particulares de enchentes naturais. Quando se desenvolvem em meio urbano tornam-se tema relevante, pois causam prejuízos diretos e indiretos ao desenvolvimento socioeconômico das populações. O equacionamento das inundações em meio urbano é uma questão de alta complexidade na gestão das águas pluviais. Sabe-se que cada vez mais esse tipo de desastre tem atingido a população que fica alarmada pela intensidade dos eventos e pela vulnerabilidade das comunidades diante deles. Segundo especialistas, antes da realização de grandes projetos de estruturais, como obras monumentais de contenção de inundações, profissionais devem estudar e compreender a dinâmica de interação entre clima, balanço hídrico e urbanização. Sobre as medidas de controle de inundação, analise as afirmativas a seguir.
I. Medida não estrutural: é a previsão de bacias de detenção para atenuação dos picos de cheia, sendo dispositivos projetados em áreas mais altas da bacia, a montante das regiões mais urbanizadas, onde a ocupação ainda é mais esparsa e existem áreas para implantação das bacias. II. Obras hidráulicas: como barragens, diques e canalização, dentre outras, são medidas estruturais de controle. III. Medidas não estruturais: são do tipo preventivo, tais como zoneamento de áreas de inundação, alerta e seguros. IV. Medidas não estruturais: agem na bacia, modificando as relações entre precipitação e vazão. V. Medidas estruturais: são fundamentais quando problemas de inundações estão instalados, no intuito de se reverter e controlar a situação existente. VI. Medidas de controle de inundações: podem ser classificadas em estruturais, quando o homem modifica o rio, e em não estruturais, quando o homem convive com o rio.
Está correto o que se afirma apenas em 

Um sistema de drenagem eficaz permite remover e/ou impedir o excesso das águas superficiais e profundas, a fim de proteger e melhorar tudo sobre que possam elas influir. O projeto de drenagem é desenvolvido com os dados obtidos dos estudos hidrológicos, compreendendo o dimensionamento, a verificação hidráulica, a funcionalidade e o posicionamento das obras e dispositivos. Os dispositivos de drenagem têm como objetivo captar e conduzir para local adequado toda a água que sob qualquer forma venha a atingir o corpo estradal. Analise a figura a seguir: 
Imagem associada para resolução da questão


Define corretamente os dispositivos I e II: 

Visando a uma padronização nos processos licitatórios, o TCU estabeleceu critérios a partir de um decreto que define as regras preestabelecidas, a serem seguidas em um orçamento. Orçamento é a identificação, descrição, quantificação, análise e valoração de mão de obra, equipamentos, materiais, custos financeiros, impostos, riscos e margem de lucro desejada para adequada previsão do preço final de um empreendimento. É a previsão de custos, considerada a remuneração do construtor, para a oferta de um preço. Tendo por foco a metodologia Sinapi, sua estrutura engloba diversos termos, dos quais dois são descritos a seguir:
I. É resultado da soma de todos os custos dos serviços necessários para a execução da obra, obtidos pelo produto das quantidades de insumos empregados nos serviços pelos seus respectivos preços de mercado. Nestes custos estão os materiais, mão de obra – acrescida dos Encargos Sociais cabíveis, equipamentos e os Encargos Complementares: EPIs, transporte, alimentação, ferramentas e exames médicos admissionais e demissionais. II. São despesas decorrentes da atividade empresarial que incidem de forma percentual sobre os custos da obra. Tratase de recursos destinados ao pagamento de tributos, ao rateio dos custos da administração central, à remuneração ao construtor pela assunção de riscos do empreendimento e à compensação de despesas financeiras ocasionadas pelo descompasso entre gasto, medição e recebimento.
Os termos descritos em I e II são denominados, respectivamente, como 

No controle da qualidade e no mundo dos negócios, um tipo de gráfico, exemplificado na figura abaixo, é frequentemente usado para representar fontes de defeitos, tipos de reclamações de clientes e problemas semelhantes, utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas ou defeitos que devem ser sanados.  
49.png (340×204)

Esse gráfico tem por base um princípio também conhecido por regra 80/20, é uma tendência que prevê que 80% dos efeitos surgem a partir de apenas 20% das causas, podendo ser aplicado em várias outras relações de causa e efeito. Esse recurso é denominado diagrama de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis