Questões de Engenharia Civil do ano 2018

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Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2018

Um terminal portuário construído no século XIX por ingleses em um município brasileiro será adaptado gradualmente, respeitando-se a disponibilidade orçamentária. De acordo com a ordem de relevância cultural e com o fluxo de visitantes, foram estabelecidas, para o primeiro ciclo de intervenções, medidas para garantir a acessibilidade, além da instalação de sistema de ar condicionado do tipo água gelada, de elevadores e de sistema de combate a incêndio, com instalação de dispositivos detectores de fumaça do tipo óptico. As figuras a seguir mostram detalhes de uma das principais intervenções: a instalação de uma rampa para vencer um desnível de seis metros e dar acesso às pessoas com mobilidade reduzida ao piso superior, onde haverá uma varanda de contemplação. A rampa, observada na figura referente à vista lateral, tem inclinação transversal de 2%. As obras de adaptação foram contratadas, mediante licitação, por R$ 41 milhões. Do montante inicialmente contratado pela administração, no primeiro termo aditivo foram excluídos R$ 25 milhões em serviços; posteriormente, no segundo termo aditivo, foram acrescidos R$ 33 milhões em serviços necessários, conforme manifestação da equipe de fiscalização.

Considerando a situação hipotética apresentada e as figuras a ela relacionadas, julgue os itens que se seguem.

Detectores de fumaça do tipo óptico devem ser instalados em tetos planos e em ambientes sem condicionamento de ar, sendo indicados para o caso de, em um princípio de incêndio, haver formação de combustão, mesmo invisível, ou fumaça, antes da deflagração do incêndio propriamente dito.

Um terminal portuário construído no século XIX por ingleses em um município brasileiro será adaptado gradualmente, respeitando-se a disponibilidade orçamentária. De acordo com a ordem de relevância cultural e com o fluxo de visitantes, foram estabelecidas, para o primeiro ciclo de intervenções, medidas para garantir a acessibilidade, além da instalação de sistema de ar condicionado do tipo água gelada, de elevadores e de sistema de combate a incêndio, com instalação de dispositivos detectores de fumaça do tipo óptico. As figuras a seguir mostram detalhes de uma das principais intervenções: a instalação de uma rampa para vencer um desnível de seis metros e dar acesso às pessoas com mobilidade reduzida ao piso superior, onde haverá uma varanda de contemplação. A rampa, observada na figura referente à vista lateral, tem inclinação transversal de 2%. As obras de adaptação foram contratadas, mediante licitação, por R$ 41 milhões. Do montante inicialmente contratado pela administração, no primeiro termo aditivo foram excluídos R$ 25 milhões em serviços; posteriormente, no segundo termo aditivo, foram acrescidos R$ 33 milhões em serviços necessários, conforme manifestação da equipe de fiscalização.

Considerando a situação hipotética apresentada e as figuras a ela relacionadas, julgue os itens que se seguem.

A rampa representada atende à inclinação admissível em cada segmento, haja vista os desníveis máximos observados.

Um terminal portuário construído no século XIX por ingleses em um município brasileiro será adaptado gradualmente, respeitando-se a disponibilidade orçamentária. De acordo com a ordem de relevância cultural e com o fluxo de visitantes, foram estabelecidas, para o primeiro ciclo de intervenções, medidas para garantir a acessibilidade, além da instalação de sistema de ar condicionado do tipo água gelada, de elevadores e de sistema de combate a incêndio, com instalação de dispositivos detectores de fumaça do tipo óptico. As figuras a seguir mostram detalhes de uma das principais intervenções: a instalação de uma rampa para vencer um desnível de seis metros e dar acesso às pessoas com mobilidade reduzida ao piso superior, onde haverá uma varanda de contemplação. A rampa, observada na figura referente à vista lateral, tem inclinação transversal de 2%. As obras de adaptação foram contratadas, mediante licitação, por R$ 41 milhões. Do montante inicialmente contratado pela administração, no primeiro termo aditivo foram excluídos R$ 25 milhões em serviços; posteriormente, no segundo termo aditivo, foram acrescidos R$ 33 milhões em serviços necessários, conforme manifestação da equipe de fiscalização.

Considerando a situação hipotética apresentada e as figuras a ela relacionadas, julgue os itens que se seguem.

A inclinação transversal da rampa e as dimensões dos patamares no início e no término do segmento estão compatíveis com o estabelecido em norma.

Um terminal portuário construído no século XIX por ingleses em um município brasileiro será adaptado gradualmente, respeitando-se a disponibilidade orçamentária. De acordo com a ordem de relevância cultural e com o fluxo de visitantes, foram estabelecidas, para o primeiro ciclo de intervenções, medidas para garantir a acessibilidade, além da instalação de sistema de ar condicionado do tipo água gelada, de elevadores e de sistema de combate a incêndio, com instalação de dispositivos detectores de fumaça do tipo óptico. As figuras a seguir mostram detalhes de uma das principais intervenções: a instalação de uma rampa para vencer um desnível de seis metros e dar acesso às pessoas com mobilidade reduzida ao piso superior, onde haverá uma varanda de contemplação. A rampa, observada na figura referente à vista lateral, tem inclinação transversal de 2%. As obras de adaptação foram contratadas, mediante licitação, por R$ 41 milhões. Do montante inicialmente contratado pela administração, no primeiro termo aditivo foram excluídos R$ 25 milhões em serviços; posteriormente, no segundo termo aditivo, foram acrescidos R$ 33 milhões em serviços necessários, conforme manifestação da equipe de fiscalização.

Considerando a situação hipotética apresentada e as figuras a ela relacionadas, julgue os itens que se seguem.

A administração não cometeu irregularidade ao assinar os termos aditivos, uma vez que observou o limite legal em relação ao valor original do contrato.

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Apesar de o projeto prever espaçamento superior ao mínimo exigido para dormentes, a distância entre eles depende, entre outros parâmetros, do cálculo da superestrutura e do material rodante.

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