Questões de Engenharia Civil do ano 2015

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Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2015

A respeito da mobilidade urbana e dos instrumentos urbanísticos, julgue os itens a seguir. O estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV), modalidade de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), cuja função é a de analisar aspectos como geração de tráfego e demanda por transporte público, tem como limitação o fato de ser de competência do órgão ambiental estadual, o que, muitas vezes, gera distorções nas análises e omissões importantes.

A respeito da mobilidade urbana e dos instrumentos urbanísticos, julgue os itens a seguir. Parcelamento ou edificação compulsórios e IPTU progressivo podem ser utilizados para induzir a ocupação dos vazios urbanos com finalidade especulativa, pois reduzem os custos de implantação da infraestrutura e de provisão do transporte coletivo.

No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Os custos do transporte público por ônibus, no Brasil, são cobertos exclusivamente pela arrecadação tarifária, e o valor da tarifa, calculado em base quilométrica, deriva do rateio do custo total do transporte entre os usuários pagantes do sistema.

No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Os veículos de transporte coletivo com tração elétrica, considerados mais eficientes dos pontos de vista ambiental e energético, têm seu uso inviabilizado devido aos elevados custos de implantação e expansão das redes, à elevação e ao caráter horo-sazonal das tarifas de energia elétrica.

No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens subsecutivos. Embora o sistema BRT (bus rapid transit) e o sistema metroferroviário apresentem a mesma capacidade de transporte, expressa em passageiros/hora/sentido, os custos de implantação do BRT são menores, o que faz com que a análise de viabilidade técnico-econômica para escolha de modos de transporte privilegie o BRT.

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