Questões de Engenharia Civil do ano 2015

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Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2015

Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.

O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:

C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;

C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;

C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;

C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;

C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;

C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;

C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.

Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.

A solução mais adequada para o tratamento da extensão em argila mole consiste na utilização de geodrenos, combinada com camada drenante de areia, e na realização de sobrecarga temporária sobre o aterro.

Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.

O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:

C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;

C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;

C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;

C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;

C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;

C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;

C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.

Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.

Com base na análise do equilíbrio do sistema escavação, carga e transporte, é correto concluir que é mais vantajoso operar com a carregadeira totalmente aproveitada, impondo-se certa ociosidade aos caminhões, que operar com caminhões totalmente aproveitados, impondo-se ociosidade à carregadeira.

A tabela apresentada mostra um cronograma físico-financeiro parcial de determinada obra pública até o quarto mês de execução. Considerando que a última linha da tabela representa os valores medidos em cada mês de execução e que todos os valores são expressos em reais, julgue os itens seguintes.

No terceiro mês de obra, houve superfaturamento.

A tabela apresentada mostra um cronograma físico-financeiro parcial de determinada obra pública até o quarto mês de execução. Considerando que a última linha da tabela representa os valores medidos em cada mês de execução e que todos os valores são expressos em reais, julgue os itens seguintes.

De acordo com o cronograma físico-financeiro apresentado, conclui-se que os custos da obra estão abaixo do planejado.

A tabela apresentada mostra um cronograma físico-financeiro parcial de determinada obra pública até o quarto mês de execução. Considerando que a última linha da tabela representa os valores medidos em cada mês de execução e que todos os valores são expressos em reais, julgue os itens seguintes.

No segundo mês, a obra encontrava-se atrasada.

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