Questões de Engenharia Civil do ano 2012

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Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2012

O dimensionamento de um pavimento consiste em determinar as camadas do pavimento com capacidade de resistir às cargas do tráfego urbano sem a ocorrência de rupturas, deformações e desgastes significantes. Diante desse contexto, assinale SOMENTE a alternativa que enumera somente as afirmações corretas a respeito do dimensionamento de rodovias.

I O método de índice de grupo efetua o dimensionamento de pavimentos com base na granulométrica do solo e em índices físicos (LL, IP), sendo recomendado para o dimensionamento de projetos de rodovias de grande intensidade de tráfego.

II O número N empregado no dimensionamento de pavimentos é determinado com base no período de vida útil do projeto, no volume diário médio de tráfego e em fatores de carga, de eixo e climáticos.

III O fator de carga é usado para transformar o volume de tráfego veicular no número de passagens de eixos equivalentes.

IV O método usado pelo DNIT para o dimensionamento de pavimentos flexíveis determina a espessura das camadas, considerando o índice de suporte do subleito rodoviário, o número N do tráfego projetado e o coeficiente de equivalência estrutural dos materiais empregados.

V O método PCA dimensiona pavimentos rígidos como função do consumo da resistência à fadiga de placas de concreto submetidas à ação repetida de carga de tráfego durante a vida útil do pavimento.

A seguir são apresentadas afirmações a respeito do método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER (atual DNIT). Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta a respeito desse método de dimensionamento de pavimento.

A seguir, são apresentadas afirmações a respeito da construção de pavimentos rodoviários. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.

I A camada de bloqueio é executada antes da camada de base, visando proteger essa camada contra a penetração de material fino oriundo da camada inferior, sendo indicada quando o subleito ou a sub-base é composto por solo arenoso com menos de 10 % de material retido na peneira nº 200 (0,074 mm).

II Em geral, a usinagem de materiais para a composição da base de solo estabilizado granulometricamente conduz à construção de uma camada mais homogênea, estável e resistente, quando comparada à execução da mistura de solo, agregados e aglutinantes diretamente sobre o leito rodoviário.

III O controle tecnológico usa ensaios de campo e laboratoriais (executados sobre amostras dos materiais e das camadas de pavimento) para avaliar o nível de conformidade entre as especificações técnicas previstas no projeto de pavimentação e as características físicas e de resistência dos materiais empregados e do pavimento executado.

IV A base de solo cimento compreende a mistura adequada de solo, cimento e água para composição de uma camada de pavimento, sendo que o solo deve ter menos de 20% de argila (no caso do uso de solos arenosos); o teor de cimento é expresso em volume ou peso, e a água não deve conter teores nocivos de sais a ácidos.

V A construção de bases de solo cal compreende a estabilização do solo pela adição de cal viva, a qual proporciona o efeito básico de aumento da plasticidade do solo.

Pavimentos flexíveis podem empregar diversos tipos de revestimentos asfálticos. A seguir são apresentadas afirmações a respeito de várias categorias de revestimentos a base de material asfáltico. Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas.

I O CBUQ é um revestimento flexível resultante da mistura, a quente e em usina, de agregado mineral graduado, material de enchimento e material betuminoso, espalhado e comprimido à quente.

II O pavimento composto a partir de pré-misturado a frio é resultado da usinagem de agregados minerais, asfaltos diluídos (Ex.: CR-250 e CM-800) ou emulsões asfálticas (Ex.: RR ou RM), espalhado e comprimido a frio.

III Revestimentos à base de areia asfáltica podem ser usinados a frio ou à quente, sendo usado como elemento aglutinante o asfalto diluído ou emulsões asfálticas, no caso de mistura a frio, e CAP no caso da areia asfáltica usinada a quente.

IV Empregado para rejuvenescer o pavimento, o revestimento de lama asfáltica é composto por agregado miúdo e areia ou filier, tendo como aglutinante a emulsão asfáltica, não sendo necessária a adição de água.

V O revestimento à base de TST consiste na execução de três camadas de pinturas de asfalto e três camadas de agregado mineral, podendo ser executado por penetração direta ou invertida do material aglutinante.

O asfalto é largamente empregado na pavimentação rodoviária tendo em vista sua alta capacidade de promover a forte união dos agregados, promovendo impermeabilidade, durabilidade e resistência ao pavimento. Com base no exposto, assinale a alternativa correta a respeito de ligantes asfálticos.

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