Questões de Engenharia Civil do ano 2010

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Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2010

Acerca de tópicos relacionados a sistema viário, tráfego, técnica e economia dos transportes, julgue os itens de 95 a 99.

Considere que determinada via coletora, ao longo da qual existem vários semáforos operando de forma independente, esteja causando sérios atrasos aos condutores de veículos. Considere, ainda, que, para mitigar esse problema, seja decidido que os semáforos passem a operar de forma coordenada. Nessa situação, o tipo de operação a ser feita é determinada a partir do cálculo do índice de interdependência (I).

Acerca de tópicos relacionados a sistema viário, tráfego, técnica e economia dos transportes, julgue os itens de 95 a 99.

No Brasil, o transporte de grãos pode ser realizado por meio de operadores de transporte multimodal de cargas, tipo de transporte de cargas que, de acordo com a legislação brasileira, utiliza duas ou mais modalidades de transporte desde a origem até o destino e é regido por vários contratos simultâneos.

Julgue os itens a seguir, referentes a pavimentos.

O módulo resiliente de um solo constitui parâmetro relevante para o dimensionamento de pavimentos flexíveis e é obtido no ensaio de índice suporte Califórnia.

Na construção civil, a madeira natural pode ter emprego provisório (para andaimes, tapume, moldes etc.) ou emprego definitivo. No último caso, deve apresentar certas características que garantam sua durabilidade, resistência e aparência. Julgue os seguintes itens, que tratam dos diversos testes que fazem parte do controle desse material.

O projeto das estruturas de madeira deverá ser executado admitindo-se umidade de equilíbrio da madeira de, no máximo, 10%.

As edificações podem empregar diversos materiais e sistemas estruturais distintos, de modo a garantir a maior segurança possível, economia de recursos e maior qualidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Todo elemento isolado de coberturas, tal como ripas, terças e barras de banzo superior de treliças, deve ser projetado para receber, na posição mais desfavorável, uma carga vertical de 1 kN, além da carga permanente.

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