Questões de Engenharia Civil do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2008

Em um ensaio feito de acordo com a NBR NM 43/2002 (Cimento Portland – Determinação da pasta de consistência normal), que utiliza o Aparelho de Vicat, foram necessárias cinco tentativas de misturas de água e cimento. A mistura que atendeu aos requisitos dessa norma foi aquela cuja sonda estacionou a uma distância da base, em mm, de:

No transporte vertical de materiais, segundo a NBR 7.678/1983 (Segurança na execução de obras e serviços de construção), a torre deve ser estaiada nos montantes posteriores, através de cabos de aço com bitola mínima, em mm, de:

Texto para as questões 25 e 26

O sucesso de uma obra civil está intimamente relacionado não só à qualidade do projeto, mas também ao planejamento, acompanhamento e controle de sua execução.

Assim sendo, a definição prévia de um cronograma físicofinanceiro, o planejamento do canteiro de obras, a elaboração de um plano de controle tecnológico dos materiais utilizados e a definição de instrumento de medição de serviços são fundamentais para que a obra se desenvolva satisfatoriamente.

No texto, fala-se em controle tecnológico dos materiais. Assinale a opção correta relativa ao preparo, controle e recebimento do concreto.

Nos canteiros de obras, são armazenados materiais e insumos de diversas características, tais como cimento, ferro, vidro, plástico, peças de cerâmica etc. A respeito da forma correta de armazenar os diferentes materiais e insumos utilizados nas obras civis, julgue os itens a seguir.

Sacos de cimento devem ser armazenados sobre tablados de madeira, em local seco, coberto e fechado, e preferencialmente com baixa temperatura interna.

Dois produtos muito utilizados na fase de acabamento de um prédio são as tintas e os vernizes, cujas características dependem do tipo e das condições das superfícies nas quais serão aplicados. Acerca dos diferentes tipos de tintas e vernizes e suas respectivas utilizações, julgue os itens que se seguem.

Para a pintura de superfícies de concreto e alvenaria em ambientes úmidos, recomenda-se a utilização de tinta acrílica hidrossolúvel.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis