Listagem de Questões sobre Geral
A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC. De acordo com a Lei supracitada, assinale a opção que corresponda a uma Unidade de Conservação de uso sustentável.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), não é crime ambiental no Brasil
exportar peles e couros de anfíbios e répteis em bruto.
praticar ato de abuso, maustratos, ferir ou mutilar animais, domésticos ou domesticados.
modificar, danificar ou destruir ninho, abrigo ou criadouro natural de animais silvestres.
abater um animal silvestre quando realizado em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família.
O trabalho experimental de Nikuradse com tubos artificialmente rugosos levou a que Moody propusesse um diagrama que se aplica ao escoamento em tubos comerciais, e que é muito utilizado em engenharia para o cálculo de perda de carga em instalações. Tanto para os dados e conclusões de Nikuradse como para o Gráfico de Moody, muitas constatações podem ser feitas, como as que estão a seguir. Assinale a afirmativa incorreta.
Entre os valores do número de Reynolds característicos de zona de tubo liso e de zona de tubo rugoso, existe uma região que é chamada de zona de transição, onde o coeficiente de atrito varia com o número de Reynolds.
Para o regime laminar, o fator de atrito em função do número de Reynolds é descrito por uma hipérbole que, no gráfico logarítmico, transforma-se em uma linha reta.
Para o regime turbulento, existe uma região, que é chamada de zona de tubo rugoso, em que o fator de atrito é independente do número de Reynolds.
Quanto menor for o número de Reynolds, mais delgada será a subcamada laminar que se forma adjacente a cada contorno sólido e onde predominam efeitos laminares, porque, com números de Reynolds menores, as flutuações de velocidade são menores e, conseqüentemente, ocorre maior penetração da turbulência.
Quando o escoamento nos tubos é laminar, com números de Reynolds abaixo de 2.300, há uma relação simples entre o fator de atrito e o número de Reynolds, que é completamente independente da rugosidade dos tubos.
A probabilidade de ocorrência de um evento que possa pôr em risco uma obra hidráulica e toda a população e o sistema fluvial que dela depende, ao longo de um período de "n" anos de utilização das instalações ou de sua vida útil, é definida como o risco R de falha e expressa por R = 1 – (1 – 1/T)n, onde T é o chamado período de retorno. Se adotado um período de retorno no projeto da obra de 40 anos, o risco de ocorrerem chuvas logo no primeiro ano após a inauguração da obra que possam trazer prejuízos é de
2,5%.
5%.
10%.
15%.
25 %.
A técnica de fermentação em tubos múltiplos baseiase no levantamento estatístico de ocorrência de provas positivas em uma série de diluições em progressão geométrica, para produzir o valor estimado da densidade de microorganismos através do NMP (Número Mais Provável) por unidade de volume de amostra. A distribuição de freqüência de provas positivas foi tabelada por Hoskins, utilizando uma distribuição de Poisson para valores extremos, para indicar tanto o valor do NMP quanto o limite de 95% de confiança na determinação. A tabela a seguir indica os resultados de exames de coliformes totais pela prova confirmatória em três amostras e em várias diluições (o esquema apresentado na tabela é de X/Y, onde X é o número de tubos positivos por diluição e Y é o número total de tubos por diluição).
Desses resultados do exame microbiológico, pode-se afirmar que
na amostra nº 1, deve ser tomada, para determinação do NMP/100 mL de organismos, a seguinte combinação de três números de tubos positivos: 3 - 1 - 0.
na amostra nº 2, o conjunto de números de tubos positivos a utilizar para determinação do NMP é 5 - 5 - 0.
na amostra nº 3, a combinação de números de tubos positivos a levar para a tabela de NMP deve ser 5 - 3 - 1.
na amostra nº 1, como a tabela utilizada fornece os resultados de NMP/100 mL para as diluições de 10, 1 e 0,1 mL, o fator de diluição a utilizar deve ser igual a 10.
na amostra nº 3, como a tabela fornece um NMP/100 mL de 140 para o conjunto de diluições de 10, 1 e 0,1 mL, então o valor do NMP/100mL de amostra deve ser de 140.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}