Listagem de Questões sobre Geral
No que se refere às Unidades de Conservação, que são espaços territoriais especialmente protegidos nos termos do Item II, do Parágrafo 1º, do Artigo 225 da Constituição Federal e da Lei nº 9.985, de 18 de Julho de 2000, é correto afirmar que
só poderão ser criadas por meio de lei (Poder Legislativo) dos respectivos governos (Federal, Estadual e Municipal).
só poderão ser criadas por meio de decreto (Poder Executivo) dos respectivos governos.
serão criadas por meio de leis, se for pelo Poder Federal, e de decretos, se for pelo Poder Estadual.
só poderão ser alteradas com redução de limites, suprimidas ou desafetadas por meio de lei dos respectivos governos.
poderão ser suprimidas, desafetadas ou alteradas com redução dos limites por meio de decreto dos respectivos governos.
As Unidades de Conservação e Zonas de Especial Proteção são denominadas e categorizadas em relação ao grau de proteção que cada uma oferece. Assinale a opção correta.
As APAs (Áreas de Proteção Ambiental) são destinadas prioritariamente à proteção dos recursos minerais da região.
Zonas de uso indireto nas APAs são áreas que permitem o uso residencial e agropecuário, onde é vedado o uso de agrotóxicos.
As ARIEs (Áreas de Relevante Interesse Ecológico) são destinadas prioritariamente à proteção de áreas que contenham plantas e animais nativos, principalmente aquelas espécies que podem ser consideradas raras na região.
Consideram-se áreas de proteção permanente as nascentes ou olhos d'água e o seu entorno num raio de 5 (cinco) metros, ficando vedada nessa área a remoção da vegetação nativa, exceto quando isso for necessário para trabalhos de canalização e drenagem, de interesse social.
Consideram-se áreas de proteção permanente as nascentes ou olhos d'água e o seu entorno, ficando vedada a remoção da vegetação nativa num raio de 10 (dez) quilômetros, exceto quando isso for necessário para trabalhos de canalização e drenagem, de interesse social.
Assinale a opção incorreta.
Um dos princípios da Lei Federal de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97) é de que a gestão do uso do solo deve ser integrada com a gestão dos recursos hídricos.
Entre as medidas não-estruturais de recuperação de áreas degradadas está o uso de cordões de vegetação.
O processo erosivo em vertentes rurais engloba os subprocessos de desagregação, transporte e deposição das partículas de solo.
A ciclagem de nutrientes é um ciclo fechado, em que não há perdas de nutrientes para fora da floresta.
A eutrofização de corpos d'água tem como causa o aporte de nutrientes, tais como nitratos e fosfatos.
Uma das alternativas para aumentar a produção de água em pequenas bacias rurais é o corte de florestas. Assinale a opção correta.
Cortando-se a vegetação, teoricamente haverá aumento da vazão média do rio.
Cortando-se a vegetação, teoricamente haverá diminuição da vazão média do rio.
O corte da vegetação não afetará a vazão média do rio.
O tipo de uso do solo não influencia a vazão média do rio.
Essa possibilidade nunca é considerada pelos gestores de recursos hídricos, pois se trata de um crime ambiental.
Considerando os processos e ciclos naturais, é correto afirmar que
a erosão é um processo natural, mas tem sido acelerada em todas as regiões brasileiras pelo mau manejo dos solos utilizados pelo homem nos diversos processos produtivos.
a degradação aguda e extensa de terras tem acarretado em um processo conhecido como desertificação, que atualmente se faz presente em porções da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
a erosão hídrica dos solos é um processo que afeta de maneira igual e indiscriminada os seus constituintes, pois matéria orgânica, nutrientes, organismos, argila, silte e areia são carreados em quantidades semelhantes pelas águas que não infiltram.
a infiltração das chuvas no solo é fundamental para a parte terrestre do ciclo hidrológico. A quantificação de cada etapa do ciclo hidrológico, em uma área e intervalo de tempo específico, pode ser representada pela equação básica do balanço hídrico: P = Evt + Rec±ΔU, em que: "P" é a precipitação, "Evt" é a evapotranspiração, "Rec" é a recarga profunda e "ΔU" é o armazenamento de água na zona de vadose do solo.
o desmatamento da vegetação nativa é uma das principais causas da erosão acelerada em regiões tropicais. Solos sob florestas são menos susceptíveis à erosão hídrica que solos sob culturas perenes e sazonais que, por sua vez, sofrem menos os efeitos do intemperismo da Floresta Amazônica, que se situa predominantemente sobre solos arenosos, resulte em processos erosivos irreversíveis. Tal preocupação procede sobretudo porque solos arenosos são mais susceptíveis à erosão hídrica que solos argilosos e de textura média.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}