Listagem de Questões sobre Geral
A restauração de áreas deflorestadas com o plantio de árvores nativas, em especial as formações ciliares, vem sendo alvo de pesquisas.
densidades de plantio, usando espécies arbóreas nativas da região, selecionadas ao acaso, em uma concepção de desenvolvimento de uma floresta mista.
densidades de plantio com espécies separadas por seu comportamento em relação à luminosidade.
plantio tanto de espécies pioneiras como dos estágios mais avançados da sucessão, com densidades mais altas para as primeiras e mais baixas para as segundas.
plantio de densidades maiores de espécies secundárias com o papel de tutorar as espécies tardias, dando menor importância às espécies pioneiras.
plantio de densidades proporcionais de espécies pioneiras e clímaxes, por serem complementares no desenvolvimento.
Considere que uma empresa do setor de saneamento pretende implantar, em um município localizado no estado de São Paulo, uma estação para o tratamento de água, com sistema de captação em um reservatório de uso múltiplo já construído. Inclui-se dentre os aspectos e procedimentos que nortearão o licenciamento ambiental e a proteção do manancial:
A consulta a home-page do Sistema de Informações para o Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SigRH) indicará somente o Comitê de Bacia Hidrográfica correspondente ao município onde será implantada a ETA.
Como a captação de água afetará o nível de água do reservatório, o Comitê da Bacia Hidrográfica correspondente será o órgão responsável pela concessão da outorga de uso da água, necessária para o licenciamento ambiental da estação.
A ocorrência de poluentes específicos de atividades industriais e agrícolas na bacia hidrográfica deverá ser verificada, mas a determinação dos usos da água a jusante da captação não será de responsabilidade da empresa de saneamento.
A empresa de saneamento de acordo com lei federal, estará dispensada do pagamento pelo uso da água e poderá captar recursos junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica para a execução de programas de conservação do manancial.
A definição da escala geográfica através da qual serão delimitadas as sub-bacias dependerá dos tipos de problemas que deverão ser levantados ou solucionados em programa de conservação do manancial.
O Método Racional é muito utilizado para cálculo de vazões de drenagem em bacias com áreas de contribuição com até 1 km². Por esse método, a vazão de drenagem estimada em m³/s para uma área de 50 ha, para uma chuva com intensidade de 2 mm/min e coeficiente de run-off de 0,50 é de cerca de:
7,0
7,6
8,4
8,8
9,3
Segundo Patrick Lagadec, a possibilidade de ocorrência de acidentes severos é indissociável da forma de organização de nossa sociedade. Podem ser considerados como aspectos de controle de riscos tecnológicos e ambientais, COM EXCEÇÃO DE:
Educação para o trabalho seguro.
Preparação e convívio com riscos sociais.
Legislação de procedimentos para funcionamento das instalações.
Punições e sanções cabíveis no caso de não conformidades.
Economia de escala e integração dos setores da produção.
Necessita-se recalcar uma vazão de 75 L/s a 50 metros de altura. Considerando que a adutora possui 200 metros de extensão e que a perda de carga seja de 0,05 m/m, a potência requerida do equipamento de bombeamento, para um rendimento de 50%, é de:
100CV
120CV
150CV
160CV
200CV
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}