Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

O uso de recursos hídricos necessita de outorga, a ser solicitada pelo empreendedor diretamente ao órgão gestor da bacia hidrográfica da qual utilizará os recursos ou onde executará lançamentos. De acordo com a Lei n. 9.433/97, estão sujeitos a outorga e pagamento vários usos de recursos hídricos. Com relação aos usos de recursos que necessitam outorga e pagamento, analise os itens a seguir.

I. Derivação ou captação de água para consumo final, inclusive abastecimento público ou insumo de processo produtivo.

II. Extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo.

III. Aproveitamento dos potenciais hidrelétricos.

Assinale:

São conhecidas e utilizadas espécies de seres vivos que podem funcionar como indicadoras de impactos ambientais, como a ação dos defensivos agrícolas sobre a fauna dos rios. Em condições de laboratório, indivíduos de uma espécie indicadora são colocados na presença de diferentes concentrações do defensivo e se mede o DL50. As críticas válidas a esses testes têm como base os seguintes argumentos:

I. A sensibilidade ao defensivo agrícola dos indivíduos testados depende da temperatura do ambiente.

II. A sensibilidade ao defensivo agrícola dos indivíduos testados depende da luminosidade do ambiente bem como do sexo desses indivíduos.

III. A sensibilidade ao defensivo agrícola dos indivíduos testados depende da presença de outras espécies, principalmente predadoras.

Assinale:

Para construção de uma hidrelétrica em um rio, é exigido um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Para avaliar as consequências da construção dessa hidrelétrica, também se exige um programa de acompanhamento e monitoramente ambiental. Com relação às citações acima, analise as afirmativa a seguir.

I. Programas de acompanhamento e monitoramento são estabelecidos ainda durante a elaboração do EIA, de modo que se possam comparar, durante a implantação e operação da atividade, os impactos previstos com os que efetivamente ocorreram.

II. Programas de acompanhamento e monitoramento são estabelecidos depois da elaboração do EIA, de modo que o uso de novas metodologias de amostragem possam comparar os impactos previstos com os que efetivamente ocorreram.

III. Programas de acompanhamento e monitoramento exigem um novo EIA especifico com metodologia de amostragem adequada às mudanças sofridas pelo ambiente.

Assinale:

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) caracteriza a disponibilidade hídrica de um rio como a relação entre a demanda (De) de água pela população e a disponibilidade (Dis) de água do rio. Os valores da relação entre demanda e disponibilidade de cinco rios da bacia do Tocantins/Araguaia mostra que o rio que representa a situação mais preocupante é o que apresenta a relação De/Dis de

Em 2011 as empresas geradoras de energia elétrica no Brasil foram responsáveis pela emissão de gases poluentes e de efeito estufa, como gás carbônico (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e hexafluoreto de enxofre (SF6). Assinale a alternativa que indica corretamente os valores emitidos desses gases em 2011 (em %).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis