Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da INEP BRASIL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da INEP BRASIL

Uma empresa agropecuária está pleiteando junto ao órgão estadual competente uma autorização de desmate de uma área que totaliza 2.000 hectares. De acordo com a Resolução CONAMA nº 11 de 1986 é exigido, em projetos agropecuários acima de 1.000 hectares, elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Diante da situação hipotética assinale a alternativa correta que contenha apenas impacto ambiental negativo ocasionado em função do desmatamento; 

A demanda crescente da água tem feito do reúso planejado um tema atual e de grande importância. Entretanto, deve-se considerálo mais abrangente que o uso racional ou eficiente da água. O reúso compreende também o controle de perdas e desperdícios e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água. Fonte: TELLES, D. A.; COSTA, R. P. Reúso da Água: Conceitos, Teorias e Práticas, 2010.
Diante do exposto a respeito do reuso de efluentes julgue os itens a seguir

I O reúso indireto não planejado da água ocorre quando o esgoto, após ser tratado ou não, é lançado em um corpo hídrico (lago, reservatório ou aquífero subterrâneo) onde ocorre a sua diluição, e após um tempo de detenção, este mesmo corpo hídrico é utilizado como manancial, sendo efetuada a captação, seguida de tratamento adequado e posterior distribuição da água; II O reúso indireto planejado da água ocorre quando o efluente tratado é descarregado de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneos, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento a algum benefício; III O reúso direto planejado das águas ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reúso, não sendo descarregados no meio ambiente; IV Reciclagem de água é o reúso interno da água, antes de sofrer qualquer tipo de tratamento ou ir para o descarte.

É correto apenas o que se afirma em

Bons métodos analíticos, sobretudo aqueles aplicáveis a análises automatizadas e ao monitoramento contínuo, são essenciais no estudo e na diminuição da poluição do ar. A atmosfera é um sistema especialmente difícil de ser analisado, pois os níveis das substâncias de interesse em uma análise são muito baixos. Além disso, é preciso considerar os obstáculos relacionados às variações nos níveis desses poluentes com o tempo e a localização, as diferenças em temperatura e umidade, e as dificuldades para encontrar os sítios de coleta de amostra adequados, em especial aqueles a grandes altitudes da superfície terrestre. Fonte: MANAHAN, S. E. Química ambiental, 2013.
Diante do exposto a respeito de análises físico-químicas de poluentes atmosféricos julgue os itens a seguir

I As técnicas de amostragem de vapores e gases são as mesmas para coletas de um único poluente, bem como para coletar todos os contaminantes; II Os denuders, ou tubos de difusão, estão entre os dispositivos de amostragem mais úteis para alguns tipos de poluentes aéreos. Os denuders resolvem um dos grandes problemas da amostragem, ao permitir a coleta de poluentes em fase gasosa sem risco de contaminação por partículas; III Vários métodos de espectrofotometria direta são usados para medir os teores de dióxido de enxofre, como a absorção por infravermelho não dispersivo, a análise por infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), a absorção no ultravioleta, a fluorescência de ressonância molecular e a espectrofotometria da segunda derivada; IV Diversas técnicas de análise de compostos químicos podem ser usadas para caracterizar poluentes atmosféricos particulados. Essas técnicas incluem a absorção atômica, as metodologias de plasma indutivamente acoplado, a fluorescência de raio X, a análise por ativação de nêutrons e os eletrodos íon seletivos para a análise de flúor.

É correto apenas o que se afirma em   

Existe um vasto arcabouço de métodos de análises de água publicados para inúmeros constituintes e contaminantes. Antes da chegada dos instrumentos sofisticados, os parâmetros de qualidade da água mais importantes e algumas das análises de poluentes atmosféricos eram executados de acordo com métodos clássicos, que requerem apenas compostos químicos, balanças para pesar massas, buretas, balões volumétricos e pipetas para medir volumes, além de outros equipamentos laboratoriais simples. Fonte: MANAHAN, S. E. Química ambiental, 2013.
Julgue os itens a seguir com relação a procedimentos utilizados na análise química da água e assinale a alternativa correta 

Aquino, Paletta e Almeida propuseram dividir o gerenciamento ambiental em três tópicos: (i) gerenciamento de risco de poluição das águas; (ii) gerenciamento de risco de poluição do ar e (ii) gerenciamento de risco de poluição do solo. Entretanto, os mesmos autores destacaram que essa divisão é apenas para simplificar a parte didática, pois vale lembrar nenhum dos diversos tipos de poluição ocorre em um ambiente específico (aquático, terrestre ou atmosférico), mas sim de forma interligada direta ou indiretamente, o que torna ainda mais complexo o estudo do risco em poluição em si. Fonte: AQUINO, A. R.; PALETTA, F. C.; ALMEIDA, J. R. Risco Ambiental, 2017.
Julgue os itens a seguir acerca do gerenciamento de risco em poluição das águas

I As principais preocupações quanto a poluição de ambientes aquáticos, refere-se a entrada de águas residuárias, lançamentos de efluentes industriais líquidos ou sólidos, em águas naturais ou de abastecimento público; II No caso das águas para abastecimento público há também uma grande preocupação referente a toxicidade gerada por determinados organismos como toxinas liberadas por microalgas e pela presença de microrganismos patogênicos, principalmente por bactérias e protozoários; III Os três tipos principais de tratamentos são: físico, químico e biológico. Os processos físicos são utilizados para separar sólidos em suspensão nas águas residuárias, mas também podem ser utilizadas para equalizar e homogeneizar um efluente;  IV Os processos químicos são utilizados principalmente para a remoção de contaminantes químicos uma vez que é necessário aumentar a eficiência de remoção de um elemento ou substância, ou modificar seu estado ou estrutura, simplesmente para alterar suas características químicas.

É correto apenas o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis