Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da COPEVE/UFAL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da COPEVE/UFAL

De acordo com a Lei nº 9.966, de 28 de abril de 2000, os esgotos sanitários e as águas servidas de navios, plataformas e suas instalações de apoio equiparam-se, em termos de critérios e condições para lançamento, de acordo com as substâncias classificadas na categoria

#Questão 1007529 - Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, COPEVE/UFAL, 2022, TCE-AL, Agente de Controle Externo - Engenharia Ambiental

As Estações de Tratamento de Água (ETA) são dimensionadas em função da qualidade da água do manancial, do número de habitantes que serão abastecidos, dos recursos disponíveis e das facilidades de manutenção e operação. Dessa forma, existem processos que são utilizados na ETA para atender aos requisitos necessários para o abastecimento desejado. A desinfecção é um exemplo de um processo importante, pois o objetivo é eliminar microrganismos patogênicos. Sendo assim, uma ETA trata água a uma vazão igual a 51.700 m3 /dia e sabe-se que há necessidade de dosagem de cloro (Cl2) em concentração igual a 2x10-3 kg/m3 , visando à inativação de microrganismos patógenos.


Dados complementares:

Massa específica da solução (10% em peso de Cl2) = 1.000 kg/m³

Volume = Msolução/?solução


Qual o volume necessário para armazenar uma solução com 10%, em peso, de Cl2, considerando autonomia de 30 dias? 

A Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, incluiu artigos ao Estatuto das Cidades (Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001) voltados às questões ambientais no que tange ao planejamento e à prevenção de áreas suscetíveis a processos geológicos ou hidrológicos como deslizamentos e inundações. Sobre o assunto, dadas as afirmativas,


I. Os Municípios que possuem áreas suscetíveis a processos geológicos ou hidrológicos devem realizar a identificação e o mapeamento dessas áreas, fazendo uso das geotecnologias disponíveis, dispensada a verificação das cartas geotécnicas, incluindo-as em seus Planos Diretores.

II. Os Municípios não são obrigados a elaborar um Plano de Contingência de Proteção à Defesa Civil, mas devem instituir órgãos municipais de defesa civil.

III. Os Municípios devem possuir medidas de drenagem urbana previstas nos Planos Diretores, consideradas necessárias à prevenção e à mitigação de impactos de desastres naturais.


verifica-se que está(ão) correta(s)

A Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), que prevê integração com as políticas de ordenamento territorial e desenvolvimento urbano, promovendo o desenvolvimento sustentável. Sobre a PNPDEC, é correto afirmar: 

Dadas as afirmativas sobre a Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989 (Lei dos agrotóxicos),


I. Cabe aos Estados legislar supletivamente sobre o uso e o armazenamento dos agrotóxicos, seus componentes e afins.

II. Para serem vendidos ou expostos à venda em todo o território nacional, os agrotóxicos e afins são obrigados a exibir rótulos próprios e bulas, redigidos em português, que contenham o nome e a percentagem de cada princípio ativo e a percentagem total dos ingredientes inertes que contêm.

III. A venda de agrotóxicos e afins aos usuários será feita através de receituário próprio, prescrito por profissionais legalmente habilitados, salvo casos excepcionais que forem previstos em Lei.

IV. Aquele que produzir, comercializar, transportar, aplicar, prestar serviço, der destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente estará sujeito à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis