Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária

O resíduo disposto de forma incorreta pode causar graves problemas ambientais, como poluição, mau odor, contaminação do solo, da água e do ar, podendo ainda ser um grande vetor de doenças. A adequada destinação de resíduos é um dos grandes desafios da humanidade. A tarefa de dar um tratamento adequado aos resíduos deve ser executada observando-se a categoria ou tipo de resíduo gerado, bem como a legislação que determina a forma de se tratar o seu destino final.
Fonte: IBRAHIN, F. I. D.; IBRAHIN, F. J.; CANTUÁRIA. Análise Ambiental Gerenciamento de Resíduos e Tratamento de Efluentes, 2015.



Com relação a sistemas de tratamento de resíduos sólidos jugue os itens a seguir. 

I A incineração é um processo de eliminação de resíduos sólidos urbanos e industriais, que consiste na queima dos resíduos em fornos e usinas próprias, permitindo assim a redução do seu volume e a destruição dos micro-organismos. A incineração causa a emissão de gases tóxicos, neste caso é dispensável a instalação de filtros e equipamentos especiais;
II A pirólise pode ser definida como a degradação térmica de qualquer material orgânico na presença de um agente oxidante, por exemplo, oxigênio. A pirólise normalmente ocorre a uma temperatura mínima de 150 °C até o início do regime de gaseificação intensiva.
III A centrifugação é um processo mecânico de separação de mistura de substâncias de densidades diferentes geradas pela ação da força centrífuga. A centrifugação faz com que o volume de resíduos seja aumentado. Isso é muito utilizado pelas indústrias com o objetivo de concentrar o resíduo, separando o máximo possível de água.
IV A técnica de separação de mistura de substâncias explora as diferenças de densidade entre as fases. Esse processo pode ser empregado para remover da água quantidade variável de óleos, graxas e lubrificantes, além de uma variedade de outros materiais em suspensão, que podem incluir areia, terra, argila e outros, bem como substâncias dissolvidas, tais como detergentes, sais, metais pesados etc.

É correto apenas o que se afirma em 

As auditorias são instrumentos de múltiplos propósitos, sendo um procedimento empregado há um certo tempo. Há relatos mostrando que as autoridades do antigo Egito, da Grécia e de Roma usavam verificações independentes sobre registros de cobranças de impostos e pagamentos autorizados. Com o desenvolvimento do comércio e da contabilidade a partir do século XV, essa atividade se desenvolveu, recebeu o nome auditoria e surgiriam pessoas encarregadas de executá-la, os auditores, palavra de origem latina, auditore, que significa “ouvinte” ou “aquele que ouve”, indicando que ouvir as pessoas era um dos principais meios para realizar essa atividade.
Fonte: BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial - conceitos, modelos e instrumentos, 2016.

No âmbito ambiental a auditoria serve para verificar a conformidade de determinado empreendimento em relação às normas e legislação ambiental. Ela é exigida por um mercado consumidor que preocupa-se em adquirir um produto final que atendeu aos preceitos da sustentabilidade ambiental em toda a sua cadeia de produção.

Com relação à auditoria ambiental e sua aplicação no âmbito empresarial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - A auditoria de conformidade legal teve um caráter reativo, uma vez que as primeiras normas legais quase sempre eram do tipo comando e controle
PORQUE 
II - Com surgimento de instrumentos econômicos de política pública ambiental, as auditorias de conformidade passaram a apresentar um caráter proativo, na medida em que se revelaram oportunidades relacionadas a tributos, subsídios, compras governamentais e outras espécies desse gênero de instrumentos.  



Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a figura acima, a principal fonte de abastecimento natural de águas doces é constituída pelas precipitações. A água é transportada de um compartimento para outro, através de fluxos: a infiltração, que é caracterizada pela passagem das águas da superfície para dentro do solo, a percolação associada ao fluxo de água nos solos, inclusive a recarga para os aquíferos, os fluxos que deixam as superfícies como evaporação (E) e as superfícies vegetadas na forma de evapotranspiração (EVT), os fluxos laterais que constituem os escoamentos superficiais (Qs), subsuperficial (Qss) e subterrâneo (Qsub), além dos fluxos associados com os escoamentos nos rios (Qrio), canais e corpos hídricos.


 Com relação ao ciclo hidrológico e seus componentes julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta. 

A água é fundamental para a existência dos seres vivos, pois sem ela não haveria vida. Utilizamos a água para diversas atividades, como abastecimento humano, agricultura, indústria, recreação, entre outros. Além disso, ela é um solvente natural capaz de transportar impurezas e diluir lançamentos que, porventura, são lançados no meio ambiente. Deve-se considerar que a interferência humana pode alterar a composição da água com substâncias cujo grau de dificuldade de remoção é superior ao de substâncias provenientes da decomposição natural do meio ambiente, o que faz com que seja necessária a utilização de técnicas de tratamento cada vez mais avançadas para que seja possível retornar à qualidade da água inicial.


Há vários fatores que alteram a qualidade da água, reduzindo, inclusive, a sua quantidade. A tabela abaixo mostra a relação entre atividade humana por setor econômico e as consequências dessas atividades que causam impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos. Fonte: BITTENCOURT, C. Tratamento de Água e Efluentes - Fundamentos de Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos, 2014.


Imagem associada para resolução da questão


A respeito das consequências que as atividades humanas causam nos ecossistemas aquáticos jugue os itens a seguir e assinale a alternativa correta. 

A coleta seletiva pode e deve ocorrer no ponto onde os resíduos são gerados. Assim, utilizam-se diversos contêineres, recipientes, tambores, entre outros, identificados com símbolos e cores de acordo com o tipo de resíduo. As cores roxa e preta, referem-se aos seguintes tipos de resíduos, respectivamente: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis