Questões de Engenharia Agronômica da ATAME Grupo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica da ATAME Grupo

No Manual para Levantamento Utilitário do Meio Físico e Classificação das Terras no Sistema de Capacidade de Uso, apresenta-se recomendações de práticas gerais de manejo mais adequadas a cada Subclasse de Capacidade de Uso, exceto:

A importância da fertilidade do solo como fator de produção vem se consolidando cada vez mais entre técnicos, pesquisadores e produtores. A sua importância, principalmente nas questões econômicas e de segurança alimentar de uma nação, decorre do retorno no investimento em fertilidade química, física e biológica do solo, para manter um equilíbrio desejado, fator fundamental para manutenção de um sistema produtivo e sustentável. Entretanto intervenções equivocadas no que se refere, principalmente, a correção da fertilidade química do solo por parte do produtor, se não bem executadas, podem onerar tanto a parte econômica de uma propriedade bem como a manutenção do sistema produtivo. Seria incorreto afirmar:

A coleta de solo para os Engenheiros Agrônomos é similar a coleta de sangue para os médicos, pois a partir desta informação o médico pode saber como está o organismo do paciente, assim como o Engenheiro Agrônomo, que a partir da análise de solo pode saber como está o solo e recomendar sua correção quanto à fertilidade e acidez. Portanto, o planejamento da adubação das culturas e da calagem deve partir de uma correta coleta de solo para que o diagnóstico seja o mais preciso possível quanto a real fertilidade do solo, reduzindo o custo de produção com adubações excessivas, maximizando também o rendimento das culturas. A análise química do solo constitui-se:

A necessidade de adubação decorre do fato de que nem sempre o solo é capaz de fornecer todos os nutrientes que as plantas precisam para um adequado crescimento. As características e quantidade de adubos a aplicar dependerão das necessidades nutricionais das espécies, da fertilidade do solo, da forma de reação dos adubos com o solo, da eficiência dos adubos e, de fatores de ordem econômica. Atualmente de modo técnico, os recursos para avaliação da fertilidade do solo pode ser agrupado da seguinte forma, exceto:

Avaliação de imóveis é a determinação técnica do valor de um imóvel ou de seus rendimentos, gravames, frutos, direitos, seguros, ou de um empreendimento, para uma data e um lugar determinado. Para que o imóvel seja considerado rural, não basta que se situe em área rural ou não urbana, mas sim que tenha seu meio de exploração com finalidades rurais, como culturas, criação de semoventes, reflorestamento, etc. No âmbito da avaliação de bens imóveis, faz-se necessário entender também que além do terreno ou da terra nua, há as benfeitorias, que são qualquer melhoramento concedido pelo homem, que não pode ser retirado ou removido, sem sofrer qualquer tipo de dano ou fratura. Não são objetos de avaliação de imóveis rurais por engenheiros agrônomos pelas suas atribuições e competências:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis