Questões de Engenharia Agronômica do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2009

Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. Pesquisas evidenciam que a massa dos grãos de feijão se apresenta como um material de baixa condutibilidade térmica, ou seja, grãos armazenados em sacos empilhados ou silos não trocam calor com o ambiente de armazenamento com muita facilidade. Essa característica, embora possa ser danosa se os grãos estiverem com umidade elevada, pode ser uma aliada na conservação do produto armazenado corretamente.

A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens. A deterioração do palmito de pupunha está normalmente relacionada com o crescimento de microrganismos, pois a superfície ocasionada pelo corte dos toletes facilita a entrada e ação de microrganismos e as reações enzimáticas, além de exsudar a seiva para o ambiente da embalagem. Como medida alternativa para a conservação do palmito fresco, redução do metabolismo e da proliferação de microrganismos, deve-se fazer uso da refrigeração associada à atmosfera modificada.

A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens. O calor reduz o valor nutricional dos alimentos, pois promove a alteração da estrutura dos ácidos nucleicos, seguida da complexação dos sais minerais, o que diminui sua disponibilidade e a perda de vitaminas importantes como a tiamina e o ácido ascórbico.

A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens. A possibilidade de aplicação comercial de tratamentos com baixas concentrações de CO 2 ou com O 2 representa uma alternativa ao uso das cartelas de metabissulfito de sódio nas caixas de uva. Além dessas técnicas, a exposição à luz ultravioleta, aplicações de soluções de etanol, tratamentos com vapor quente e a utilização de agentes biológicos para o controle de doenças pós-colheita surgem como alternativas de manejo pós-colheita da uva e de outras fruteiras.

As doenças das plantas são um dos principais fatores de limitação do rendimento das lavouras, sendo a sua importância econômica variável de ano para ano e de uma região para outra. Os recursos financeiros gastos e a busca contínua do conhecimento acerca das doenças das plantas também contribuem para a sua importância. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

O mofo-branco ou podridão branca da haste é uma doença da soja e do feijão que tem causado prejuízos à lavoura. A alta intensidade da podridão branca da haste nas lavouras dos cerrados é atribuída à maior precipitação e às altas temperaturas dessa região. Também são responsáveis pela maior incidência da doença fatores como o excesso de população de plantas, cultivo sucessivo com feijão ou soja, redução do espaçamento nas entrelinhas, uso de sementes infectadas, infestação e dano por percevejo e deficiências nutricionais, principalmente de potássio. Como prática de manejo, recomenda-se a rotação com o milho ou trigo, aumento do espaçamento nas entrelinhas, redução do estande e uso de sementes certificadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis