Questões de Engenharia Agronômica do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2009

Um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento e desenvolvimento sustentável na Amazônia foi a consolidação do reflorestamento como técnica apropriada para exploração racional, equilibrada e econômica dos recursos florestais. Acerca do estudo e exploração de florestas naturais e do reflorestamento, julgue os itens a seguir. Uma desvantagem do manejo sustentável da floresta é a exigência de certificação da madeira para atingir o mercado internacional de forma efetiva pelo fato de as empresas que realizam manejo florestal terem mais dificuldade de acesso aos mercados, especialmente o europeu e o norteamericano.

Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. A qualidade inicial da semente, as condições climáticas durante a maturação, o grau de maturação e o grau de injúria mecânica no momento da colheita são alguns dos fatores que influenciam o comportamento do feijão durante o armazenamento e que, se não forem controlados, podem resultar na perda de alguns atributos de qualidade, inviabilizando o seu uso como estrutura de reprodução.

Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. Embora o armazenamento prolongado de feijão cause escurecimento dos grãos de cor clara, como o carioca, há grande aceitação comercial, uma vez que isso é um fator reversível.

Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. A colheita antecipada, seguida da secagem, é benéfica para a qualidade da semente do feijão, podendo ser utilizada a secagem tanto por meio da energia solar como por estufa. Para não haver perda da viabilidade das sementes, os tempos de secagem pela exposição à luz solar ou pelo uso da estufa não devem ultrapassar 2 dias e 24 horas, respectivamente.

Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a economia das nações em desenvolvimento possuem em conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112 a 116. Os métodos tradicionais para evitar a presença de insetos no armazenamento do feijão, como o uso de cinzas, inseticidas ou outra barreira física, têm sido pouco eficientes, pois os grãos são infestados por insetos ainda no campo, mantendo-os no ambiente de armazenamento. A busca de soluções para diminuir o ataque de pragas como zabrotes pode estar no melhoramento genético do feijoeiro, por meio do cruzamento de materiais genéticos selvagens que possuem na sua composição a proteína arcelina, que não é digerível pelo inseto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis