Questões de Engenharia Agronômica do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2009

Existeumperíodo de vida deumórgão vegetal, no qual os processos anabólicos (síntese) diminuem, havendo predominância dos processos catabólicos (degradações), que são responsáveis pelo envelhecimento e morte dos tecidos. Nos frutos, esses processos bioquímicos de envelhecimento substituem as trocas químicas do amadurecimento. Este período é chamado:

Existe um índice de grande valia na indústria de sucos, notadamente de sucos cítricos. Para uma melhor avaliação da qualidade da matéria-prima, associa-se o rendimento em suco ao teor de sólidos solúveis. Ele difere objetivamente da relação sólidos solúveis/acidez, a qual está relacionada à qualidade da fruta em termos de maturidade e sabor (balanço doçura/acidez), ao passo que ele visa, exclusivamente, ao rendimento da matéria-prima, por meio da associação entre o teor de suco e o de açúcares presentes na fruta. Tem a vantagem, para o produtor ou industrial, de possibilitar uma visão rápida da relação qualidade da fruta/preço de mercado, independentemente das oscilações em decorrência dos períodos de elevada pluviosidade ou estiagem. Este índice é o:

Plantas convenientemente nutridas geralmente produzem sementes maiores e mais pesadas, principalmente quando o suprimento é adequado durante o período de acúmulo de matéria seca, época em que as sementes exigem maior disponibilidade de elementos essenciais. Quando o efeito dos nutrientes é considerado individualmente, este nutriente tem a ação mais visível e pronunciada (exemplo: trigo, milho), embora dependente da época de aplicação; se efetuada tardiamente (após a fecundação), as respostas geralmente são menos intensas, além de haver estímulo à vegetação, determinando redução da quantidade e tamanho das sementes. Este nutriente é o:

As sementes de diferentes espécies geralmente se comportam de maneira distinta quando mantidas em ambiente com a mesma umidade relativa do ar. Como exemplo, sementes de amendoim mantêm teor de água de 7,2%, em equilíbrio com 60% de umidade relativa, a 22ºC, enquanto as de milho têm grau de umidade de 12,7% nessa mesma situação. Isso significa que sementes ricas em lipídios têm grau de umidade inferior ao das ricas em amido, ou melhor, um ponto de equilíbrio higroscópico inferior, sob a mesma umidade relativa do ar e temperatura. Em vista do exposto, caso fosse necessário armazenar, em um mesmo ambiente, sementes de soja, trigo e girassol, visando à melhor conservação, e considerando o teor de água ideal de armazenamento de cada uma, respectivamente, e comparativamente uma às outras, as sementes apresentariam teores de água:

Em condições em que haja dúvidas quanto à melhor profundidade da semente e do adubo, recorre-se à regra prática de que a profundidade máxima para a semente e a distância do adubo às sementes (exemplo: trigo), são, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis