Questões de Engenharia Agronômica do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2007

Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. O biocontrole de patógenos, caracterizado como a redução da quantidade e da viabilidade do inóculo de um organismo patogênico ou da atividade determinante da doença provocada por um fitopatógeno, é induzido por um ou mais organismos antagonistas ou estimuladores da resistência na planta.

Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. Bactérias, fungos, vírus e nematóides são organismos com potencial para uso em controle biológico, sendo os fungos e os vírus mais sujeitos a multiplicação em massa para uso comercial.

Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. No manejo integrado de pragas, controla-se a simples presença de praga que cause algum tipo de injúria, ao passo que, no controle convencional, a praga só deve ser controlada em caso de dano econômico.

Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. Alguns fungos, como, por exemplo, o Trichoderma, possuem grande potencial agrícola, industrial e ambiental, podendo ser empregados, no controle biológico, como produtores de antibióticos, de enzimas e como promotores de crescimento.

As técnicas de cultivo de plantas têm sido aprimoradas constantemente, especialmente com o incremento da pesquisa no setor agrícola. Quanto ao cultivo de plantas de interesse alimentar, social e econômico, julgue os próximos itens. O uso de cobertura morta constitui prática agrícola recomendável para o desenvolvimento agrícola sustentável pois, além de outras razões, propicia o aprofundamento do sistema radicular de culturas agrícolas anuais e perenes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis