Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006

A murcha - bacteriana Pseudomonas solanacearum (Smith) Dows é uma doença típica do tomateiro Lycopersicum esculetum Mill. A doença é típica de solos tropicais e subtropicais onde ocorre com alta freqüência. No entanto, pode ocorrer em áreas de clima temperado. Constitui um "pesadelo" que aflige todos os tomaticultores, devido às dificuldades para o seu controle. O controle da murcha bacteriana é extremamente difícil principalmente em condições favoráveis à doença. A maioria das medidas de controle recomendadas são preventivas procurando impedir ou retardar o aparecimento do patógeno na cultura. Entre as diversas medidas de controle abaixo, todas estão corretas, EXCETO:

Fator ecológico é qualquer elemento do meio ambiente capaz de atuar diretamente sobre os seres vivos. Os principais fatores do ambiente que influenciam na distribuição e abundância dos insetos são os seguintes, EXCETO:

Como as pragas acarretam danos de grande importância econômica para a agricultura, é necessário colocar em prática, métodos de controle das mesmas a fim de se evitar ou diminuir os prejuízos. De maneira geral, os métodos de controle de pragas que se dispõem estão descritos abaixo.

I. Métodos legislativos.

II. Métodos mecânicos.

III. Métodos culturais.

IV. Método de persistência e controle de resíduos.

V. Método de resistência de plantas a insetos

Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertativa(s)

Do mesmo modo que ocorre na Medicina Humana e Veterinária, na Agricultura também observa-se os efeitos do uso inadequado de produtos, que são utilizados para assegurar a sanidade das plantas. Há uma preocupação maior no âmbito agrícola pelo fato de, além da atenção dada às plantas devem receber atenção também o usuário, ou seja, o aplicador do defensivo e o ambiente onde se situa os insetos –pragas. A adoção do receituário agronômico como uma preocupação voltada em prol da proteção do homem e do meio ambiente oferece inúmeras vantagens citadas nas alternativas abaixo, EXCETO:

Os agrotóxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Os agrotóxicos podem ser: pesticidas ou praguicidas, fungicidas, herbicidas. Há padrões de qualidade e de quantidade para o uso dos agrotóxicos. A produção, o comércio e uso dos agrotóxicos dependem de registro prévio junto ao governo federal. Este registro está condicionado ao grau de perigo que o produto representa para o ambiente. Este registro pode ser negado e, se concedido, pode ser posteriormente cancelado.Não pode ser registrado agrotóxico por exemplo, para o qual não se disponha de antídoto. Pode-se impugnar e pedir cancelamento de registros de agrotóxicos questionando prejuízos ao ambiente, aos recursos naturais e à saúde dos trabalhadores. Além disso, eles têm de ser vendidos com rótulos que informem a todos sobre seus perigos, possíveis efeitos prejudiciais, precauções, instruções para caso de acidente.São recomendações corretas para descarte de embalagens vazias de agrotóxicos, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis