Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da Instituto Consulplan

A época e os métodos de realizar a colheita execrem influência quanto à deterioração das sementes durante os processos de manipulação e sua permanência no armazém. A primeira por tratar-se da maturidade da semente, e também com relação às condições climáticas. A colheita antes da maturação se traduz em menor rendimento e maior proporção de sementes imaturas, suscetíveis à deterioração mais rápida do que as que estão em maturação, devido às enzimas que contêm não se encontrarem em estado de latência. A injúria mecânica é consequência, muitas vezes, da mecanização das atividades agrícolas, sendo um problema praticamente inevitável. Entretanto, o conhecimento de como ela se processa e os fatores que interferem na sua intensidade podem facilitar o seu controle. Inicialmente é importante saber que, às vezes, se faz necessário obter certa quantidade de sementes com um determinado teor de água, quando somente se dispõe de dois lotes de sementes, e eles têm conteúdo de umidade diferentes entre si do que se deseja. Em tal caso, a mistura das amostras de igual peso de sementes dos diferentes lotes é fundamental para que se tenha um teor de água desejado e uniforme. Determine a base úmida e a base seca de um lote de semente, conhecendo os elementos que se apresentam a seguir:
PH2O = 25 g PMS = 65 g

O uso de agentes biológicos na década de 50 era realizado como método de controle isolado. Posteriormente, com trabalhos de pesquisa identifica-se com o surgimento do Manejo Integrado de Pragas (MIP), o controle biológico que passou a fazer parte de uma estratégia de manejo onde podem ser utilizados outros métodos de controle, como o cultural, o mecânico, por comportamento, o físico e a resistência de plantas a insetos. Na sociedade atual, o controle químico continua sendo o mais empregado; entretanto, há uma conscientização dos profissionais envolvidos e dos sérios problemas que podem causar ao homem e ao meio ambiente. Na adequação ao controle biológico é necessário considerar, principalmente, o conhecimento da seletividade dos produtos aos inimigos naturais. Faz-se necessário conhecer a bioecologia das pragas e dos agentes de controle biológico, para que se faça a aplicação dos produtos em épocas mais favoráveis ao controle das pragas. Sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e doenças, assinale a afirmativa INCORRETA.

Estima-se que as perdas de grãos, causadas por insetos, ácaros e roedores, estejam na faixa de 20 a 30% e sejam devidas, sobretudo, às precárias condições de armazenamento no Brasil. Os fatores de perdas em grãos armazenados podem ser agrupados em autodecomposição, ataque microbiano, ação de pragas e danos físicos. Embora existam estreitas correlações entre eles, é possível estabelecer predominância de características diferenciadas para cada origem. Estudados isoladamente, ou em conjunto, representam aspectos quantitativos e qualitativos. Ataque microbiano e ação de pragas são predominantes. A autodecomposição é caracterizada pelo metabolismo dos próprios grãos. Os grãos armazenados são organismos vivos, por isso respiram, consumindo reservas nutritivas, produzindo calor, umidade e gás carbônico. Além da respiração, outras reações químicas e bioquímicas provocam consumo e/ou transformação dos compostos químicos, resultando em perdas do produto. Se não forem removidos da massa de grãos, o calor e a água produzidos no armazenamento aceleram as reações de autodecomposição, favorecendo o desenvolvimento microbiano e a produção de toxinas, além de insetos e ácaros, que depreciam o produto. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Quando a água contaminada vinda das indústrias é lançada nos rios e no mar, pode provocar a morte dos peixes, pois, mesmo quando sobrevivem, eles acumulam em seu organismo substâncias tóxicas que causam doenças, se forem ingeridos pelos seres humanos. A procura de um aumento da produtividade agrícola somada ao aumento da demanda por alimentos tem conduzido, igualmente, a um consumo cada vez maior de água na agricultura. Atualmente, os agricultores têm buscado um uso mais racional desse recurso que antes se pensava ser infinito. Na média mundial gasta-se cerca de 70% da água na atividade de irrigação; porém, mais da sua metade é perdida por meio da evaporação ou devido à irrigação não controlada. Os métodos de irrigação tradicionais estão aos poucos sendo substituídos por alguns mais modernos e eficientes, como a irrigação por gotejamento. Enquanto os métodos de irrigação por superfície se baseiam na irrigação de toda a superfície do campo, a irrigação por gotejamento possibilita a manutenção do solo mais úmido por mais tempo. Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A produção brasileira de cereais, grãos leguminosos e oleaginosos apresenta safras quantitativa e qualitativamente irregulares, como reflexos de problemas culturais e de deficiências históricas na política agrícola do país, ou mesmo setorial, que poucas vezes criou possibilidades efetivas de capitalizar a atividade. Grande parte da produção brasileira de grãos é proveniente de pequenos e médios produtores. Nesse segmento produtivo, para a armazenagem, são utilizados depósitos, galpões ou paióis tecnicamente deficientes, que estão sujeitos a intensos ataques de insetos, ácaros, roedores e fungos. Ademais, armazenamento sem uma prévia e eficiente secagem, além de previsível e preocupante, identificam-se a ocorrência de fatores que afetam os grãos e consomem as substâncias de reservas, provocando deteriorações e reduzindo sua qualidade. Umidade e temperatura elevadas no interior das unidades de armazenamento, associadas a deficiências no manejo operacional, potencializam esses efeitos. Quando a secagem é realizada em terreiros ou em estruturas adaptadas, em geral não são empregadas tecnologias adequadas; dessa forma, pesquisas devem ser realizadas para minimizar as perdas de grãos decorrentes destas práticas remotas. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis