Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da IBFC

Leia a seguir a descrição de um experimento agrícola realizado.
O experimento foi conduzido em condições de campo, em Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico, no período de fevereiro a agosto de 2012.
I. Os fatores em estudo consistiram de quatro épocas de aplicação do N (nos estádios fenológicos V2, V4, V6 e V8), associadas a duas fontes de nitrogênio em cobertura (nitrato de amônio e ureia), mais um tratamento adicional sem aplicação de N em cobertura.
II. Determinaram-se a quantidade de fileiras de grãos por espiga, grãos por fileira, prolificidade, massa de mil grãos, produtividade e teor de N foliar.
Levando em consideração a descrição experimental fornecida e os marcadores I e II assinale a alternativa correta.

Levando em consideração os conhecimentos sobre microbiologia do solo, leia o texto a seguir.
A fração morta da matéria orgânica do solo pode ser dividida em dois componentes: Matéria orgânica em estádios iniciais de decomposição, na qual a morfologia do material vegetal de origem é ainda identificada; e material em fase avançada de decomposição, conhecido como, ______, em que não é possível visualizar vestígios morfológicos do material que o originou.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Levando em consideração os conhecimentos sobre fertilidade do solo, analise a frase a seguir.
A ______, diz que o rendimento de uma colheita é limitado pela ausência de qualquer um dos nutrientes essenciais, mesmo que todos os demais estejam disponíveis em quantidades adequadas.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 

A amostragem de solo é a primeira etapa de um bom programa de adubação e calagem. Assim, a correta amostragem garante precisão nos resultados da análise. Dessa maneira, sobre a amostragem de solo, analise as afirmativas a seguir.
I. Dividir a propriedade em glebas homogêneas, nunca superiores a 20 hectares, amostrando cada área isoladamente. Separar as glebas com a mesma posição topográfica, cor do solo, textura, cultura ou vegetação anterior. II. As ferramentas para a amostragem de solo podem ser variadas, sendo a enxada amplamente difundida e utilizada pelos produtores. Deve-se fazer um buraco em forma de cunha no solo com profundidade de 10 cm, não sendo recomendada a retirada de amostras de solos mais profundos. III. Realizar subamostras da gleba, a fim de se obter uma média da área amostrada. Para isso, percorrer a área escolhida em reta e coletar 5 subamostras por gleba homogênea. Em cada ponto amostrado incorporar o material da superfície ao solo e retirar uma amostra. IV. Transferir a terra de cada subamostra para um balde ou outro recipiente limpo. Repetir a amostragem do mesmo modo em cada um dos pontos. Quebrar os torrões de terra dentro do balde, retirar pedras, gravetos ou outros resíduos, e misturar muito bem. Se a amostra estiver muito úmida, deixar secar ao ar. Retirar cerca de 300 g de terra do balde e transferir para uma caixa de papelão apropriada para análise de solo ou saco plástico limpo.
Assinale a alternativa correta.

O Enxofre (S) é um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento das plantas. É um elemento que sofre com transformações a depender do tipo do solo em que se encontra. Sobre o elemento e as transformações que este sofre, assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis