Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da FUNDATEC

Todos os anos, milhões de dólares são empregados no controle de plantas daninhas nos diferentes sistemas de cultivo em nível mundial. Espécies resistentes, subdosagens e má calibração de equipamentos de aplicação, entre outros, são alguns dos problemas recorrentes quando se trata de controle de plantas daninhas. Referente às plantas daninhas e seu manejo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Inibidores do Fotossistema 1. 2. Inibidores de EPSPS. 3. Auxinas sintéticas. 4. Inibidores de ACCase. 5. Inibidores de ALS.
Coluna 2 ( ) Herbicidas usados no controle principalmente de gramíneas em pós-emergência seletivamente para culturas dicotiledônias em geral. Como exemplo, há no mercado o Fluazifop, o Clethodin, entre outros. ( ) Uma vez aplicado, este mecanismo de ação promove a inibição do crescimento das plantas de uma a duas horas após a aplicação. De dois a quatro dias após a aplicação, o meristema apical torna-se clorótico e depois necrosa. ( ) Tem como principal representante o ácido glyphosate. Quando na planta, sua ação inibitória se dá no controle da entrada de carbono na rota do shiquimato. Como efeito secundário, há a redução da produção fotossintética de sacarose. ( ) Seu uso está relacionado principalmente no posicionamento para controle de plantas daninhas de folha larga em pós-emergência, sendo seletivos para gramíneas. Atualmente, um ingrediente ativo que está no mercado é o Dicamba. ( ) Seu uso está associado ao pioneirismo do sistema plantio direto, pois são os herbicidas considerados “dessecantes”. São herbicidas não seletivos de vegetação, pertencentes ao grupo químico bipiridilos, representados pelos diquat e paraquat.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O uso de moléculas sintéticas com função de herbicidas para manejo de vegetação na agricultura é uma prática que tem viabilizado, por exemplo, o sistema plantio direto em larga escala no Brasil e no mundo. Referente a herbicidas, analise as assertivas abaixo: 
I. A interceptação determina a quantidade do herbicida que, após aplicado, torna-se potencialmente disponível para absorção pela planta. II. A maior parte dos herbicidas são absorvidos pelos estômatos, dada a capacidade de abertura e fechamento que a célula possui, permitindo a entrada de moléculas muito pequenas. III. A membrana cuticular é a principal barreira para a absorção dos herbicidas pelas folhas e partes verdes da planta. IV. Herbicidas sistêmicos têm sua translocação por meio do apoplasto ou do apossimplasto.
Quais estão corretas? 

O Rio Grande do Sul tem experimentado nos últimos anos um regime de precipitação pluviométrica abaixo da média histórica. Um dos segmentos que sente o impacto direto disso é a agropecuária. Referente à agrometeorologia, analise as assertivas abaixo:
I. O tipo de cobertura do solo, o tipo do solo, a radiação solar, a umidade do ar e a velocidade do vento são fatores que interferem no balanço hídrico climatológico. II. Denomina-se clima o estado da atmosfera em um determinado local e instante, sendo caracterizado pelas condições de temperatura, pressão, concentração de vapor, precipitação e velocidade e direção do vento. III. Os fenômenos El niño e La niña caracterizam-se, respectivamente, pelo aquecimento e resfriamento, além do normal, das águas do Oceano Atlântico. IV. Para o cenário brasileiro, as consequências do fenômeno La niña são a redução e o aumento no volume de precipitação pluviométrica nas regiões Sul e Nordeste, respectivamente.
Quais estão INCORRETAS?

Referente a corretivos e fertilizantes minerais, analise as assertivas a seguir:

I. Materiais de reação alcalina como calcários agrícolas, cal virgem, cal apagada, calcário calcinado, conchas marinhas moídas, cinzas e resíduos industriais podem ser utilizados como corretivos de solo.
II. Os óxidos presentes nos calcários agrícolas têm papel importante na liberação de cálcio e magnésio para o solo, bem como neutralização do alumínio presente na solução do solo.
III. Pela legislação brasileira, o calcário agrícola precisa, obrigatoriamente apresentar valores mínimos de 67% de PN, 45% de PRNT e 38% de CaO+MgO.
IV. Remineralizadores são materiais de origem mineral ou orgânica que sofreram apenas redução e classificação de tamanho de partículas por processos mecânicos e que, aplicados ao solo, alteram seus índices de fertilidade por meio de liberação de macro e micronutrientes.

Quais estão INCORRETAS? 

A demanda por madeira vem crescendo nos últimos anos e as expectativas é de triplicar os valores desse mercado frente aos atuais números, o que torna o segmento da silvicultura ainda mais atrativo. Referente à silvicultura, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O desbaste é o corte ou supressão natural ou artificial, dos ramos mortos ou vivos que se situam ao longo do fuste, para melhorar a qualidade da madeira.
( ) Uma das desvantagens dos desrames é a probabilidade de aumentar a vulnerabilidade das árvores do povoamento restante ao vento, e consequentemente elevar os custos de investimento resultantes do tombamento das árvores.
( ) O uso de mudas provenientes de propagação assexuada garante um melhor controle sobre as características da árvore de interesse.
( ) O desbaste sistemático consiste em retirar as árvores de forma ordenada ou de acordo com um espaçamento pré-estabelecido.
( ) A diminuição no crescimento do diâmetro das árvores e a diminuição da taxa de crescimento, de um ano para outro, pode ser um indicativo técnico da necessidade de desbaste.

A ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis