Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2023

Estima-se que as perdas de grãos, causadas por insetos, ácaros e roedores, estejam na faixa de 20 a 30% e sejam devidas, sobretudo, às precárias condições de armazenamento no Brasil. Os fatores de perdas em grãos armazenados podem ser agrupados em autodecomposição, ataque microbiano, ação de pragas e danos físicos. Embora existam estreitas correlações entre eles, é possível estabelecer predominância de características diferenciadas para cada origem. Estudados isoladamente, ou em conjunto, representam aspectos quantitativos e qualitativos. Ataque microbiano e ação de pragas são predominantes. A autodecomposição é caracterizada pelo metabolismo dos próprios grãos. Os grãos armazenados são organismos vivos, por isso respiram, consumindo reservas nutritivas, produzindo calor, umidade e gás carbônico. Além da respiração, outras reações químicas e bioquímicas provocam consumo e/ou transformação dos compostos químicos, resultando em perdas do produto. Se não forem removidos da massa de grãos, o calor e a água produzidos no armazenamento aceleram as reações de autodecomposição, favorecendo o desenvolvimento microbiano e a produção de toxinas, além de insetos e ácaros, que depreciam o produto. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

O uso de agentes biológicos na década de 50 era realizado como método de controle isolado. Posteriormente, com trabalhos de pesquisa identifica-se com o surgimento do Manejo Integrado de Pragas (MIP), o controle biológico que passou a fazer parte de uma estratégia de manejo onde podem ser utilizados outros métodos de controle, como o cultural, o mecânico, por comportamento, o físico e a resistência de plantas a insetos. Na sociedade atual, o controle químico continua sendo o mais empregado; entretanto, há uma conscientização dos profissionais envolvidos e dos sérios problemas que podem causar ao homem e ao meio ambiente. Na adequação ao controle biológico é necessário considerar, principalmente, o conhecimento da seletividade dos produtos aos inimigos naturais. Faz-se necessário conhecer a bioecologia das pragas e dos agentes de controle biológico, para que se faça a aplicação dos produtos em épocas mais favoráveis ao controle das pragas. Sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e doenças, assinale a afirmativa INCORRETA.

Quando a água contaminada vinda das indústrias é lançada nos rios e no mar, pode provocar a morte dos peixes, pois, mesmo quando sobrevivem, eles acumulam em seu organismo substâncias tóxicas que causam doenças, se forem ingeridos pelos seres humanos. A procura de um aumento da produtividade agrícola somada ao aumento da demanda por alimentos tem conduzido, igualmente, a um consumo cada vez maior de água na agricultura. Atualmente, os agricultores têm buscado um uso mais racional desse recurso que antes se pensava ser infinito. Na média mundial gasta-se cerca de 70% da água na atividade de irrigação; porém, mais da sua metade é perdida por meio da evaporação ou devido à irrigação não controlada. Os métodos de irrigação tradicionais estão aos poucos sendo substituídos por alguns mais modernos e eficientes, como a irrigação por gotejamento. Enquanto os métodos de irrigação por superfície se baseiam na irrigação de toda a superfície do campo, a irrigação por gotejamento possibilita a manutenção do solo mais úmido por mais tempo. Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A produção brasileira de cereais, grãos leguminosos e oleaginosos apresenta safras quantitativa e qualitativamente irregulares, como reflexos de problemas culturais e de deficiências históricas na política agrícola do país, ou mesmo setorial, que poucas vezes criou possibilidades efetivas de capitalizar a atividade. Grande parte da produção brasileira de grãos é proveniente de pequenos e médios produtores. Nesse segmento produtivo, para a armazenagem, são utilizados depósitos, galpões ou paióis tecnicamente deficientes, que estão sujeitos a intensos ataques de insetos, ácaros, roedores e fungos. Ademais, armazenamento sem uma prévia e eficiente secagem, além de previsível e preocupante, identificam-se a ocorrência de fatores que afetam os grãos e consomem as substâncias de reservas, provocando deteriorações e reduzindo sua qualidade. Umidade e temperatura elevadas no interior das unidades de armazenamento, associadas a deficiências no manejo operacional, potencializam esses efeitos. Quando a secagem é realizada em terreiros ou em estruturas adaptadas, em geral não são empregadas tecnologias adequadas; dessa forma, pesquisas devem ser realizadas para minimizar as perdas de grãos decorrentes destas práticas remotas. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

As sementes normalmente são colhidas com teores de água superior àqueles adequados para um armazenamento seguro, e que diferem entre as espécies das regiões geográficas de produção. Essa água desempenha papel básico nos processos de conservação e comercialização, razão pela qual uma semente, cujo tegumento não apresenta qualquer tipo de impedimento, procura absorver água do meio ambiente. As sementes que se encontram com grau de umidade na faixa de 11 a 13% são recomendadas para o armazenamento; elas absorvem água rapidamente em virtude do baixo potencial de água que apresentam. Deve-se considerar que sementes armazenadas com condições adequadas de umidade poderão mudar, perdendo ou ganhando umidade para o ambiente; em qualquer caso, umedecendo ou sobre secando, causam prejuízo ao produto e à sua comercialização. Considerando que uma massa de ar contenha 6,5 gramas de água, e que ela pode conter 13 gramas, a sua umidade relativa correta é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis