Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2022

Sementes dormentes não são desejáveis na propagação comercial de mudas de plantas ornamentais, sendo necessário, portanto, adotar métodos para quebrar a dormência e facilitar a germinação. Nesse sentido, nas afirmações abaixo, assinale (V) se forem VERDADEIRAS e (F) se forem FALSAS, e em seguida assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
( ) Os métodos químicos empregados para a superação de dormência consistem no uso de substâncias de alto poder de corrosão, a exemplo dos ácidos sulfúrico e clorídrico.
( ) Nos casos de sementes com embrião imaturo, utiliza-se a estratificação. O processo consiste no armazenamento das sementes em ambiente úmido e frio, para completar a maturação do embrião. São utilizadas caixas com camadas alternadas de substrato (areia, esfagno ou vermiculita) e sementes. O armazenamento é feito em baixa temperatura (5 a 10?C) por um período de um a dois meses.
( ) Nos casos de dormência fisiológica, também é possível utilizar hormônios sintéticos promotores de germinação. Os mais utilizados são o ácido giberélico (GA), o ácido indolbutírico (AIB) e o ácido naftaleno acético (ANA). As dosagens e o modo de aplicação variam conforme a espécie. 

As plantas ornamentais, como todos os seres vivos, necessitam de alimento para crescer e se desenvolver. Entre os elementos essenciais, três são fornecidos pelo ar e pela água (carbono, hidrogênio e oxigênio); os outros são normalmente absorvidos pelas raízes na forma de sais minerais ou associados a compostos orgânicos. O sintoma descrito abaixo no Crisântemo é gerado por carência de qual elemento nutricional:
Folhas novas amarelecem e as bordas ficam retorcidas para cima; diminuição do número de inflorescências, brotações secas.

Hidroponia é uma técnica de cultivo onde as plantas recebem todos os seus nutrientes através de água. Assinale a alternativa que se refere ao sistema de hidroponia caracterizado no texto abaixo:
O substrato libera a solução automaticamente por diferença de potencial hídrico e pelo princípio da capilaridade. Portanto, é a própria planta que regula o fluxo de água e solução nutritiva do substrato, não havendo necessidade de controles automatizados.

No que diz respeito ao controle biológico de pragas, julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. Dentre os inimigos naturais das moscas-das-frutas destaca-se o parasitóide Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae). Esse parasitóide oviposita no último instar larval das moscas-das-frutas e completa seu desenvolvimento no pupário do hospedeiro.
II. O programa de controle biológico dos percevejos da soja por meio da utilização de T. basalis conta com a multiplicação desse agente no próprio campo, e por isso é fundamental que seja liberado quando a população de percevejos ainda é baixa (menor que os níveis de ação), respeitando o período indicado para liberação.
III. No controle biológico aumentativo, os inimigos naturais são periodicamente introduzidos e liberados, após a criação massal em laboratório. Quando na Liberação inoculativa, os inimigos naturais são liberados em número limitado, ou seja, somente um pequeno número é liberado, com objetivo de supressão em longo prazo da população da praga. É aplicado em culturas perenes ou semiperenes e florestas. É típica do controle biológico clássico. 

Um fertilizante pode ser descrito como de liberação lenta se o(s) nutriente(s) que o compõem, declarados como de liberação lenta (controlada), sob condições definidas, inclusive sob temperatura de 25°C, seguir cada um dos seguintes critérios:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis