Questões de Engenharia Agronômica

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O manejo fitossanitário adequado tem sido preocupação constante dos produtores das mais diversas lavouras (cereais, fruteiras, hortaliças, entre outras). Acerca do controle das doenças que podem atacar as culturas, julgue os itens subseqüentes.

Pelo fato de a videira ser uma planta de propagação essencialmente vegetativa, o controle de doenças viróticas nessa cultura deve ser feito basicamente com o uso de material sadio, além de outras medidas de controle. Para a obtenção de material livre de vírus de videira, três métodos podem ser utilizados: seleção ou isolamento de clones sadios, mediante indexação de plantas de diferentes origens, empregando videiras indicadoras; produção de clones sadios por meio da termoterapia e da cultura de meristema; importação de material de propagação sadio.

O manejo fitossanitário adequado tem sido preocupação constante dos produtores das mais diversas lavouras (cereais, fruteiras, hortaliças, entre outras). Acerca do controle das doenças que podem atacar as culturas, julgue os itens subseqüentes.

O uso de cultivares de cenoura de polinização aberta (Brasília e Alvorada) com bom nível de resistência à queima das folhas (Alternaria dauci) tem sido bastante eficaz no controle dessa doença, que ataca a cenoura principalmente no inverno.

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

Os solos são formados pelos processos pedogenéticos resultantes da atuação do bioclima no substrato rochoso, controlados pelo relevo ao longo do tempo geológico. A variação dos solos formados depende do grau de resistência ao intemperismo dos minerais constituintes do material de origem, de acordo com a série de intemperização dos minerais, definida por Goldich.

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

Na seqüência cronológica dos solos, dos mais jovens aos mais evoluídos, ocorre incremento em algumas propriedades, como a capacidade de troca catiônica (CTC), a porosidade, a permeabilidade, a resistência à erosão em sulcos e a fixação de P, enquanto o teor de silte, a fertilidade natural e a resistência à erosão laminar diminuem.

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

Os argissolos, chernossolos argilúvicos, alissolos, nitossolos e luvissolos são formados pelo processo de translocação de argila silicatada do horizonte A para o horizonte B, originando um gradiente textural de argila do horizonte B em relação ao A sempre maior que 1,5. Entre esses solos, os chernossolos argilúvicos e os luvissolos são os que apresentam maior fertilidade natural, com ocorrência de argilominerais de alta atividade.

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