Questões de Engenharia Agronômica

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Listagem de Questões de Engenharia Agronômica

O controle de doenças de plantas visa eliminar ou diminuir os danos provocados por enfermidades nas plantas, por meio do uso de uma ou mais técnicas de combate ao(s) patógeno(s). Um princípio de controle pode ser definido como um conjunto de técnicas ou métodos que atuam sobre a planta hospedeira, o fitopatógeno ou o ambiente edafoclimático. Considerando os princípios e os métodos de controle de doenças de plantas, julgue os itens subseqüentes.

O uso de fungicidas e de métodos biológicos, como o da proteção cruzada e antagonismo, com a mesma finalidade — proteção de sementes, por exemplo —; a indução de resistência em plantas por meio de métodos físicos, químicos ou biológicos, favorecendo a produção de enzimas e fitoalexinas pela planta que atuará contra o patógeno, e a manutenção das plantas sem ferimentos e corretamente adubadas são alguns dos métodos de controle de doenças decorrentes do princípio de proteção.

Os solos representam o substrato de desenvolvimento da vida, desenvolvendo-se na superfície terrestre sob as mais diversas condições pedogenéticas. Assim, as classes de solos apresentam propriedades variadas, que influenciam o seu potencial de uso e ocupação, sendo necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

O conhecimento do material de origem permite inferir atributos morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos dos solos formados, particularmente em solos jovens. Os minerais do solo, resultantes de transformação dos minerais primários, constituem o reservatório de nutrientes para a nutrição mineral das plantas.

Os solos representam o substrato de desenvolvimento da vida, desenvolvendo-se na superfície terrestre sob as mais diversas condições pedogenéticas. Assim, as classes de solos apresentam propriedades variadas, que influenciam o seu potencial de uso e ocupação, sendo necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, os solos devem ser classificados conforme o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos, constituído por seis níveis categóricos na seguinte ordem de hierarquização: ordens, grandes grupos, subordens, subgrupos, famílias e séries.

Os solos representam o substrato de desenvolvimento da vida, desenvolvendo-se na superfície terrestre sob as mais diversas condições pedogenéticas. Assim, as classes de solos apresentam propriedades variadas, que influenciam o seu potencial de uso e ocupação, sendo necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Os chernossolos argilúvicos e os luvissolos são solos que apresentam fertilidade natural mais alta em relação aos demais solos do mesmo estágio de evolução, apresentando argilominerais 2:1 de atividade alta, tais como vermiculita, esmectita e haloisita.

Os solos representam o substrato de desenvolvimento da vida, desenvolvendo-se na superfície terrestre sob as mais diversas condições pedogenéticas. Assim, as classes de solos apresentam propriedades variadas, que influenciam o seu potencial de uso e ocupação, sendo necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Na seqüência evolutiva dos solos - dos neossolos aos latossolos -, ocorre incremento de argilominerais 1:1 e sesquióxidos de Fe e AL, o que provoca aumento na capacidade de troca catiônica e na concentração relativa de H + AL 3 , porém, a fertilidade natural dos solos diminui.

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