Questões de Engenharia Aeronáutica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Aeronáutica

Uma asa elíptica, sem torção e formada com um único tipo de perfil, cuja área em planta vale 24 m2 e a envergadura 11 m, sustenta um avião que está com velocidade verdadeira de 360 km/h e pesa 35000 N. A altitude de voo corresponde a uma massa específica de 1,0 kg/m3. Pela teoria da linha sustentadora de Prandtl, o ângulo de ataque induzido se escreve como αi = CL / (π Λ), onde CL é o coeficiente de sustentação da asa e Λ, seu alongamento.

A velocidade induzida prevista pela teoria é de aproximadamente:

Um avião supersônico voa a Mach 2 a uma altitude de 1600 m. Assuma que as ondas de choque geradas por esse avião rapidamente coalescem em uma onda de Mach que intercepta o solo, atrás do avião causando um estrondo sônico que é ouvido por um observador em terra. Admita temperatura constante entre o avião e o solo. No instante em que o estrondo é ouvido, qual é a distância horizontal entre o observador e o avião?

Para uma asa elíptica composta de um único tipo de aerofólio e sem torção, a teoria da linha sustentadora de Prandtl tem como resultado analítico que C = a0 / (1 + a0 / π Λ); sendo C = dCL / dα da asa, a0 = dCl / dα do aerofólio e Λ o alongamento da asa. Para uma asa cujo aerofólio tem a0 = 2π e alongamento 5, qual é o valor do C da mesma asa em um escoamento compressível cujo número de Mach é 0,6?

O sistema anemométrico de uma aeronave é composto pelo tubo de pitot e das tomadas de pressão estáticas. Essas pressões alimentam os seguintes instrumentos:

Dentre as ligas de titânio, as do tipo α+β, por exemplo a Ti-6Al-4V, frequentemente são utilizadas na indústria aeronáutica. As principais características destas ligas são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis