Questões de Enfermagem da AV MOREIRA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da AV MOREIRA

Apesar dos avanços tecnológicos, pacientes submetidos ao ato anestésico-cirúrgico ainda têm complicações nas feridas operatórias. Essas feridas são classificadas como agudas e realizadas de modo a reduzir os riscos de complicações. Têm tendência á regressão e completa em um prazo esperado. No entanto, podem se tornar complexas e crônicas quando apresentam complicações no processo de cicatrização. Dessa forma, alguns cuidados são necessários para o procedimento de retirada de pontos. Verifique as assertivas e selecione a opção CORRETA.
I. Observar a ferida cirúrgica, identificando a presença de afastamento, secreção, inflamação, sinais de infecção e pontos inclusos.
II. Realizar a antissepsia da pele com álcool a 70%, e lavar com soro fisiológico 0,9% antes e após a retirada de pontos.
III. Recomenda-se que a retirada dos pontos ocorra de modo intercalado (1º ponto, depois 3º ponto, depois 5º ponto e assim por diante).
IV. Recomenda-se separar uma gaze e deixá-la próxima a ferida cirúrgica, tendo como finalidade a conferência dos fios de sutura retirados, contando-os e verificando se saíram por completo.

Na Saúde da Criança e do Adolescente, a Enfermagem, sobretudo, vem acompanhar o desenvolvimento infanto-juvenil e ampliar as competências e responsabilidades familiares no cuidado da criança e do adolescente. Sobre a referida temática, julgue as afirmativas abaixo e marque a opção CORRETA.
I. Todo desenvolvimento fisiológico depende direta ou indiretamente da nutrição, principalmente na criança, que está em plena aquisição de massa e crescimento, dessa forma, o aleitamento materno deve ser oferecido exclusivamente para a criança até os primeiros seis meses de vida. Além disso, o leite materno apresenta vantagens nutricionais, imunológicas, físicas, auxilia no desenvolvimento adequado da cavidade oral e conformação do palato duro, vantagens psicológicas e econômicas.
II. A data para a coleta do teste do pezinho foi preconizada entre o sétimo e o trigésimo dia de vida do bebê, a fim de detectar doenças como hipertireoidismo, anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística.
III. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nas últimas duas décadas, ocorreu um aumento considerável na taxa de mortalidade de crianças com idade inferior a seis anos por diarreias infecciosas, em nível global.
IV. A obesidade é um dos principais agravos na adolescência, sendo considerado um problema de saúde pública devido a sua alta incidência na população. Para o acompanhamento da obesidade existem vários métodos para identificar o sobrepeso e a obesidade, como a antropometria e a avaliação da composição corporal.

O Programa Nacional de Imunizações tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Uma criança de 7 meses de idade que recebeu todas as vacinas estabelecidas no Calendário Nacional de Vacinação para esta idade, NÃO encontra-se vacinada ainda para a seguinte doença:

Em 1983, o Ministério da Saúde decidiu lançar o Programa de Assistência Integral à saúde da Mulher (PAISM), o programa foi lançado frente a representatividade dos problemas relacionados à saúde da mulher no Brasil, como mortalidade materna, aborto, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O PAISM representou a primeira iniciativa do Ministério da Saúde de incluir planejamento familiar nas ações de atenção à saúde da mulher. Sobre a Assistência integral à saúde da mulher, verifique as assertivas e selecione a opção CORRETA.
I. Conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, no primeiro período clínico do parto, é recomendado a avaliação da frequência das contrações uterinas de 2 em 2 horas. II. A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidium, transmitida principalmente por via sexual, onde 90% das pacientes adquirem por meio da relação desprotegida. Em gestantes, a transmissão para o feto é maior durante a passagem do mesmo pelo canal do parto (80% dos casos); porém, em sua minoria, a transmissão pode também ocorrer intraútero (20% dos casos). III. Uma paciente com depressão pós-parto deve ter a atenção do profissional de saúde focada principalmente em relação à época de início dos sintomas e em relação à sua intensidade e duração. Uma vez detectados os sintomas, a puérpera deve ser monitorada com mais atenção pela equipe de saúde.

O aumento da expectativa de vida é fator positivo para o desenvolvimento humano. Essa realidade, no entanto, acaba aumentando a incidência de doenças físicas e mentais na população por uma questão natural. Diante desse cenário, a demanda por assistência qualificada de enfermagem torna-se ainda mais necessária. Sobre a assistência de enfermagem à saúde do idoso, avalie as afirmativas abaixo e selecione a opção CORRETA.
I. Acerca da assistência de enfermagem à pessoa idosa com incontinência esficteriana, é correto afirmar que a incontinência fecal consiste na capacidade de controlar de forma involuntária a passagem das fezes, apesar de não haver alteração da inervação e da musculatura que diminuam os movimentos esficterianos.
II. A verificação do uso de medicamentos que podem causar hipotensão arterial é uma das medidas práticas adotadas pelo profissional de enfermagem para minimizar as quedas e suas consequências na pessoa idosa.
III. Um paciente idoso que adentra uma unidade de emergência com alterações de consciência, crises convulsivas e sintomas sugestivos de acidentes vasculares cerebrais é diagnosticado com síndrome hiperosmolar, que é um estado de hiperglicemia grave (superior a 600 mg/dl a 800 mg/dl), acompanhada de desidratação, presença de cetose; uma complicação crônica, típica do diabético tipo 1.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis