Questões de Enfermagem da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da Banca não informada

Uma senhora de 72 anos de idade, evangélica e costureira está internada na unidade de tratamento de câncer de um hospital, há sete dias. A idosa relatou a enfermeira o desejo de receber a visita do pastor de sua igreja. A enfermeira avaliou a solicitação e atendeu a necessidade espiritual da paciente. Nesse caso, a interação entre a profissional e a paciente ocorreu no nível de comunicação

Após um procedimento de ressuscitação cardiopulmonar, o profissional de enfermagem separou alguns dos materiais utilizados para posterior processamento. Entre esses estavam: cânula de Guedel, máscara de ambú, estetoscópio e lâmina de laringoscópio. Com base nas normas referentes ao processamento de produtos para saúde, o processo indicado, respectivamente, para cada um desses materiais, é:

Com base nas normas de segurança e saúde relacionadas ao risco biológico nos serviços de saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.

II. Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas devem conter lavatório em seu interior.

III. A Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT deve ser realizada em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com exceção daquelas em que não haja o afastamento do trabalhador.

Está correto somente o que se afirma em:

As precauções baseadas na transmissão das doenças são elaboradas de acordo com o mecanismo de contágio das patologias, sendo classificadas em transmissão por contato, transmissão aérea por gotículas, transmissão aérea por aerossóis. Com base nisso, ao prestar assistência a um paciente com meningite meningocócica, além da precaução padrão, o profissional de saúde deve utilizar a precaução:

Uma mulher de 22 anos de idade, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES) há seis anos e nefrite lúpica há um ano, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento do quadro de inchaço e diminuição do volume urinário. Nas últimas semanas, havia sido internada em decorrência de lesões cutâneas secundárias ao tratamento com dapsona. Durante a internação, iniciou quadro de dor e dificuldades de deglutição, sendo evidenciada esofagite por monília e herpes por endoscopia. O quadro evoluiu com náuseas, vômitos, fraqueza generalizada, dificuldades de deambulação e considerável perda de peso (9 kg). Os sinais vitais eram: temperatura de 36,4ºC, pulso de 88 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 146/122 mmHg, peso corporal de 40 kg, altura de 1,57 m, diurese de 300 mL/24 horas. Os exames laboratoriais indicaram uréia em 180 mg/dL, creatinina em 5 mg/dL, potássio sérico em 5,8 mol/L. O sumário de urina (EAS) mostrou proteinúria e hematúria.

Considerando a situação acima descrita, julgue os itens a seguir.

O LES é uma doença inflamatória crônica, auto-imune, que pode envolver múltiplos sistemas, tendo como possíveis manifestações clínicas: fadiga, vasculite, alopecia, fotossensibilidade, esofagite, perda de peso, febre e um rash cutâneo na forma de asa de borboleta na face.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis