Questões sobre Urgência e emergência

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Urgência e emergência

Na Atenção Primária em Saúde também chegam diariamente pacientes com quadros de urgências ou emergências, como a crise hipertensiva, que exige um atendimento rápido e preciso. Nesse contexto, a hipertensão arterial é um importante fator de risco cardiovascular que, associada a outros fatores de risco, como idade avançada e estilo de vida não saudável, eleva a preocupação com complicações e surgimento de doenças cardiovasculares secundárias. No mundo, a prevalência de hipertensão arterial é estimada entre 10 e 20% e dados da Organização Mundial da Saúde apontam que doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 17 milhões de morte por ano. Sobre a crise hipertensiva e o seu contexto de ocorrência, marque a alternativa CORRETA.

As crises convulsivas são descargas paroxísticas da atividade elétrica neuronal e ocasionam eventos que interferem nas funções do cotidiano. Muitas vezes a equipe de enfermagem se encontra despreparada no momento das crises e não tem raciocínio clínico ágil para intervir de forma correta, embora seja também de sua responsabilidade avaliar circunstâncias que possam desencadear essas crises, antes mesmo que ocorram, identificando estímulos como visuais, auditivos, olfatórios, táteis, distúrbios emocionais ou psicológicos, sono e hiperventilação. Além disso, deve oferecer informações ao paciente e ao seu cuidador, suporte e orientações aos envolvidos. Mas, também, é papel da equipe de enfermagem administrar medicações, conforme prescrição médica, a fim de minimizar as crises, oferecer os devidos cuidados antes, durante e depois do evento, através da realização de visitas domiciliares, com o acompanhamento dos hábitos de vida do paciente e orientação dos familiares quanto à rotina e modo de agir durante uma crise.
Considerando a exposição acima e o contexto geral que envolve crises convulsivas, marque a alternativa CORRETA.

Segundo SMELTZER e BARE, sobre a síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) SARA caracteriza-se por edema pulmonar súbito e progressivo, infiltrados bilaterais crescentes, hipoxemia que não responde à suplementação de oxigênio e ausência de pressão atrial esquerda elevada. ( ) Os fatores associados ao desenvolvimento da SARA incluem lesão direto dos pulmões (p. ex., inalação de fumaça) ou agressão indireta dos mesmos. (  ) A SARA ocorre quando os receptores celulares da membrana alvéolo-capilar identificam as próprias células epiteliais como agentes de agressão. É uma verdadeira resposta autoimune, na qual as imunoglobulinas-G/ inflamatórias iniciam a liberação de mediadores celulares e químicos, causando lesão, além de outra lesão estrutural dos pulmões.

De acordo com BARROS, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A Escala de Coma de Glasglow (ECG) é utilizada para determinar e avaliar a profundidade e a duração do coma e prognosticar a evolução dos pacientes com ou sem trauma cranioencefálico. Sendo assim, em um paciente que apresenta ECG = 8, houve lesão neurológica ________. 

#Questão 1004202 - Enfermagem, Urgência e emergência, FCC, 2022, TRT - 4ª REGIÃO (RS), Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Enfermagem do Trabalho

As novas e atualizadas Diretrizes da American Heart Association (2020) recomendam que o tratamento da parada cardiorrespiratória na gravidez deve

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis