Questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente

Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno. Uma posição inadequada da mãe e/ou do bebê na amamentação dificulta o posicionamento correto da boca do bebê em relação ao mamilo e à aréola, resultando no que se denomina de “má pega”.
O seguinte sinal é indicativo de técnica adequada de amamentação:

De acordo com o caderno de atenção básica nº 33 do Ministério Saúde sobre saúde da criança, o aleitamento materno é capaz de nutrir adequadamente a criança nos primeiros 6 meses de vida, mas há situações em que ao aleitamento materno não é recomendado e outras que se orienta a interrupção temporária da amamentação.
Assinale a alternativa em que o aleitamento materno é contraindicado, entre as situações a seguir.

A desigualdade no acesso a direitos sociais e fundamentais, por populações específicas e grupos populacionais que se encontram em situação de vulnerabilidade, constitui ainda um problema para o País. Conforme a Política Nacional de Atenção à Integral à Saúde da Criança (PNAISC), de 2018, são consideradas crianças com deficiência:
I. As que nascem com algum tipo de deficiência física.
II. As que adquirem algum tipo de deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
III. Famílias e crianças em áreas de risco de desastres.
IV. As afetadas no seu desenvolvimento biológico, social e psicológico.
Quais estão corretas?

Considerando-se a Lei nº 8.069/1990 - ECA, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
( ) É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. ( ) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 meses, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. ( ) Será garantida a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional. 

Na primeira consulta do recém-nascido, o Enfermeiro deve identificar a presença de situações de risco e vulnerabilidade para o bom desenvolvimento do recém-nascido e para que seja acompanhado pela equipe de saúde. Entre as alternativas listadas a seguir, qual NÃO representa um risco à saúde para o recém-nascido?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis