Questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente

Considerando que o acompanhamento dos aspectos do desenvolvimento das crianças é fundamental para que ocorram promoção da saúde e intervenção precoce quando for detectada presença de alterações passíveis de reversão, analise as afirmativas a seguir.

I. O alto peso ao nascer, mesmo sem prematuridade, aumenta o risco da criança para alterações globais em seu desenvolvimento.
II. Entre 4 a 6 meses: o bebê vira a cabeça na direção de uma voz ou de um objeto sonoro.
III. Entre 1 ano e 1 ano e 6 meses: o bebê anda sozinho.
IV. Entre 6 e 7 anos: os pais devem começar aos poucos a retirar as fraldas do bebê e ensiná-lo a usar o penico.
V. A partir dos 10 anos: ocorrem mudanças relacionadas à puberdade e há um estirão de crescimento (primeiro nas meninas, em torno dos 11 anos; depois nos meninos, em torno dos 13 anos).

Está correto o que se afirma apenas em

A triagem auditiva neonatal, mais conhecida como teste da orelhinha, é uma avaliação que objetiva detectar o mais precocemente possível a perda auditiva congênita e/ou adquirida no período neonatal. Se o teste for realizado nos recém-nascidos preferencialmente até o final do primeiro mês, ele possibilitará um diagnóstico mais definitivo por volta do 4º e 5º mês, bem como o início da reabilitação até os X meses de idade.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao valor de X

Em relação à transmissão vertical do HIV por meio da amamentação, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso de leite humano com pasteurização domiciliar é contraindicado. II. A amamentação é permitida quando a mãe utilizar terapia antirretroviral. III. A criança exposta à amamentação por mulher vivendo com HIV deve ser avaliada em relação à necessidade de realização de profilaxia pós-exposição simultaneamente à investigação diagnóstica; a mãe deverá ser orientada a interromper a amamentação.
Está correto o que se afirma apenas em

As infecções respiratórias agudas de vias aéreas são responsáveis, na pediatria, por um grande número de atendimentos, visitas a serviços de emergência e hospitalizações; a Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma das principais infecções do trato respiratório inferior em crianças menores de 2 anos (responsável por até 75% das bronquiolites). O principal agente causador dessas infecções é:

O acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária do trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Todas as crianças da área de atuação do ACS devem ser acompanhadas, e ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde devem ser desenvolvidas por ele. Sobre a saúde do recém-nascido, o ACS deve sempre verificar:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis