Questões sobre Saúde da Criança

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde da Criança

Acerca do método canguru, política de saúde instituída pelo Ministério da Saúde voltada para a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso e à humanização da assistência neonatal, assinale a opção correta.

Uma criança de um mês de vida foi atendida em uma unidade de saúde para consulta de rotina com enfermeiro. A mãe relatou que a criança havia apresentado, três dias atrás, fezes diarreicas e que, no dia da consulta, as fezes estavam com sangue. Ao ser examinado, o bebê pareceu tranquilo enquanto mamava, mas ficou inquieto e irritado ao deixar o peito. O enfermeiro verificou, com a criança em condições basais, frequência respiratória de sessenta e cinco movimentos por minuto e que, ao pesquisar o sinal da prega, a pele da criança havia voltado ao seu estado anterior muito lentamente.

A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.

#Questão 638902 - Enfermagem, Saúde da Criança, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Uniprofissional

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribui significativamente para a caracterização do enfermeiro, possibilitando o respectivo envolvimento nas atividades de planejamento, execução e avaliação das ações de enfermagem. Em relação à SAE, julgue os itens a seguir. Na assistência de enfermagem à oncologia pediátrica, o enfermeiro fica responsável exclusivamente pela administração e pelo descarte dos quimioterápicos e, em caso de extravazamentos de drogas vesicantes, tenta aspirar a droga residual, evitar compressão direta no sítio de extravazamento, aplicar compressas frias para a maioria das drogas – com exceção da vincristina e vimblastina – por 20 minutos, de 6 em 6 horas, nas primeiras 24 horas e, se possível, elevar o membro nesse período, observando o local quanto a eritema, endurecimento, edema e necrose.

São situações de risco e de vulnerabilidade à saúde do recémnascido, EXCETO:

O fator de risco materno para infecção, nos casos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), em Neonatologia, é definido quando a evidência diagnóstica ocorreu nas primeiras 48 horas de vida. É considerado fator de risco materno:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis