Listagem de Questões sobre Saúde
Leia o texto e responda às questões de números 21 a 23
Paciente do sexo feminino, 63 anos, pensionista, viúva, obesa (grau 2), mora sozinha em casa própria de alvenaria. Apresenta diagnósticos médicos de hiperlipidemia, hipertensão arterial (HAS) e diabetes melitus tipo 2 (DM-2). Trata-se na Unidade de Saúde da Família (USF) e faz uso de medicamentos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes orais 2 vezes ao dia. Não pratica atividade física e tem uma dieta inadequada para seu quadro clínico. Na última consulta, a enfermeira da USF detectou úlcera no hálux direito e a paciente relatou que não sente nada e também referiu que há muito não vai à manicure.
A não percepção da lesão no hálux D pode caracterizar um quadro de:
I. défict no autocuidado;
II. neuropatia periférica provocada pela HAS e DM-2;
III. gerenciamento ineficaz do regime terapêutico;
IV. perfusão tissular ineficaz;
V. neuropatia periférica provocada somente pela DM-2.
Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2009), considera-se um indivíduo com tolerância à glicose diminuída quando o resultado da glicemia de jejum está entre:
126 e 199 mg/dL.
superior a 126 mg/dL.
até 99 mg/dl ou mais.
200 e 270 mg/dL.
100 e 126 mg/dL.
Paciente do sexo feminino, 64 anos, encontra-se hospitalizada por fratura de fêmur D. Aguarda cirurgia em uma enfermaria simples com mais 03 pacientes. Seu filho informou à enfermeira de plantão que a família irá fazer revezamento como acompanhante, entretanto foi informado de que o hospital não possui estrutura para acomodá-los, e dessa forma, nenhum familiar poderá permanecer com a paciente fora do horário de visita. Com relação ao caso, assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) O hospital está correto, pois a segurança de todos os pacientes deve ser priorizada.
( ) O hospital está errado, pois o Estatuto do Idoso garante o direito de um acompanhante durante toda a internação hospitalar.
( ) O hospital é obrigado a permitir acompanhante de internação ao idoso, entretanto, não é obrigado a fornecer condições adequadas de permanência do acompanhante junto à pessoa atendida.
( ) No estado de São Paulo, o direito à acompanhante durante todo o atendimento efetuado em unidades de saúde é ampliado a todos os cidadãos, independentemente da idade.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V – V – F – F
F – F – V – F
F – V – F – V
V – V – F – V
F – V – V – V
Julgue os próximos itens, relativos à terapia medicamentosa usada em pacientes na área de saúde mental.
Os psicolépticos atuam aumentando a atividade psíquica normal ou alterada.
Em relação aos antissépticos e a sua indicação, referidos no Manual de Biossegurança (PORTO ALEGRE, 2003), enumere a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 – 4 – 5 – 1 – 2.
3 – 4 – 2 – 1 – 5.
1 – 4 – 2 – 3 – 5.
2 – 3 – 5 – 1 – 4.
3 – 5 – 4 – 1 – 2.
Entre as mulheres com atividade sexual, o exame citopatológico preventivo (Papanicolau) para detecção de alterações citológicas cervicais e para detecção de infecções pelo Papilomavírus Humano (HPV) pode reduzir em 70% o índice de mortalidade pelo câncer de colo do útero. A infecção por Papilomavírus Humano (HPV) no colo do útero poderá causar o câncer se não for tratado e diagnosticado adequadamente. Sobre o exame citológico preventivo e o vírus HPV, assinale a alternativa INCORRETA:
Mulheres grávidas podem se submeter ao exame do Papanicolau sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
Fumar, beber em excesso ou usar drogas afeta o sistema imunológico e facilita a contaminação pelo vírus HPV.
O parceiro da mulher portadora do vírus HPV não precisa ser tratado.
O HPV pode levar até 12 anos para causar o câncer.
Usar preservativo em todas as relações sexuais é uma maneira de diminuir o risco de contágio pelo vírus HPV.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}