Listagem de Questões sobre Saúde
Ao participar de um programa de prevenção à LER/DORT − Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (SESAB, 2009), o enfermeiro deve saber que são exemplos dessa síndrome clínica
Os consultórios na rua constituem uma modalidade de atendimento extramuros dirigida aos usuários de drogas que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde e intersetorial. A respeito dessa modalidade de assistência, assinale a opção correta.
Embora existam recomendações, não se conseguiu alinhamento das práticas do consultório na rua com as diretrizes da política para atenção integral a pessoas que usam álcool e outras drogas bem como com as demais políticas do Ministério da Saúde.
A etapa que antecede a operacionalização do consultório na rua é a abertura de campo, em que se buscam identificar as lideranças do grupo ou da comunidade, para que a equipe possa se instalar no território, sem com isso interferir de forma invasiva no seu espaço de vida.
Embora atue na ponta, com um público de especificidades complexas, que apresenta queixas e demandas múltiplas, o consultório na rua não deve ser visto como um instrumento de saúde para articulação, pois opera com equipe multiprofissional, capaz de executar suas atividades com autonomia.
A estrutura de funcionamento dessa modalidade de assistência é constituída por uma equipe volante mínima com formação multidisciplinar, integrada por profissionais da saúde mental, da atenção básica, de pelo menos um profissional da assistência social e, eventualmente, oficineiros que possam desenvolver atividades de arte-expressão.
Nem o tratamento para o usuário de álcool e outras drogas, ofertado pela rede de serviços públicos de saúde, nem o acesso a ações e serviços compatíveis são especificamente prioritários do consultório na rua, visto que compreendem uma ação prevista nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) para qualquer cidadão.
Uma mulher com 50 anos de idade, magra e de baixa estatura é sedentária, tabagista, faz uso frequente de corticoides e, praticamente não se expõe ao sol. A dieta, que a mesma consome, é rica em carne, e diz não gostar de verduras, queijos ou iogurtes, pois prefere ingerir pães. Gosta de alimentação com muito sal e bebe, aproximadamente, seis xícaras de café ao dia. Há relato de que a menarca foi precoce, que a menopausa ocorreu aos 45 anos, e que não teve filhos. De acordo com o MS (2007), nesta situação, dentre os fatores de risco para osteoporose e fraturas ósseas, estão:
Considere a vivência de um menino de 5 anos.
No âmbito da Rede Cegonha, preconiza-se a realização da primeira semana de saúde integral (PSSI), que consiste em uma estratégia de saúde na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.
Os testes anti-HIV e VDRL são disponibilizados para realização apenas durante o pré-natal ou na maternidade. Após receber alta, a puérpera deverá procurar o serviço de saúde para realizar os testes fora da PSSI.
A condição de residência da família, a escolaridade da mãe e a renda familiar não são fatores de risco para o recém-nascido, embora seja necessário relatar tais informações no prontuário da criança.
Não se deve incluir a família nas consultas puerperais, pois a mulher pode se sentir constrangida com a presença do marido durante seus relatos.
O agendamento das consultas deve obedecer ao seguinte calendário previsto para o seguimento da criança: 2.º, 4.º, 6.º, 9.º, 12.º, 18.º e 24.º meses de vida.
Recomenda-se uma visita domiciliar na segunda semana após a alta do bebê. Caso o recém-nascido tenha sido classificado como de risco, a visita deverá acontecer nos primeiros seis dias após a alta.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}